Conhecendo o câncer de próstata

DR. RAPHAEL MOREIRA

A próstata é um órgão/uma glândula do homem que se localiza abaixo da bexiga e à frente do reto. Sua função está relacionada com o sistema reprodutor masculino, produzindo e armazenando parte do fluido do sêmen, o qual é secretado na uretra (canal urinário) para exercer sua função reprodutora.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima dos 45 anos de idade. Ainda não se sabe ao certo porque ele se desenvolve, mas um dos motivos já conhecido é a história familiar de pai e irmãos. Além disso, os estudos mostram que os negros têm mais predisposição.

O câncer de próstata é assintomático na maior parte das vezes. Ele cresce vagarosamente na região periférica da glândula, em contato com o reto, não gerando problemas relacionados ao ato de urinar.

Por não apresentar sintomas, para seu diagnóstico é necessário acompanhamento com urologista pelo menos anualmente para todo homem a partir dos 45 anos de idade. Aqueles que tiverem história de câncer entre os homens da família e pacientes de cor negra necessitam de acompanhamento ainda mais precoce, a partir dos 40 anos de idade.

O câncer de próstata pode ser curado, por isso, o quanto antes tiver o diagnóstico, maiores as chances de sucesso.

A adoção de hábitos saudáveis pode prevenir o câncer de próstata, como não fumar, praticar exercícios físicos diários, consumir vegetais em geral, verduras e tomate, e diminuir o consumo de álcool.

Porém o mais importante é consultar o urologista assim que forem completados os 40 ou 45 anos, como dito acima, para o adequado acompanhamento.

Dr. Raphael Moreira é urologista no Hospital Presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *