Autoexame da mama: o que é e como fazer

O que é o autoexame da mama?

O autoexame da mama é aquele efetuado pela própria mulher. É preciso conhecer suas mamas para identificar qualquer alteração.

Quando fazer o autoexame da mama?

Faça o autoexame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês — por exemplo, todo dia 15.

O que procurar no autoexame da mama?

  • Diante do espelho, procure deformações ou alterações no formato das mamas, como abaulamentos ou retrações, e feridas ao redor do mamilo.
  • No banho ou deitada, procure caroços nas mamas ou axilas, ou secreções pelos mamilos.

Como examinar suas mamas?

  • Diante do espelho, eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.
  • No banho ou deitada, com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.
  • Deitada, coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
  • Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.

Como proceder após o autoexame da mama

Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se de que é importante procurar um serviço médico. Quanto mais cedo, melhor!

Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exija o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.

O Hospital Presidente está localizado na Av. Nova Cantareira, 2398, no Tucuruvi, zona norte de São Paulo. Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato pelo telefone (11) 2261-6611, 24 horas por dia.

Fonte: Saúde em Movimento.