Dicas e cuidados para aproveitar a folia de Carnaval

O carnaval está aí para a alegria de quem espera ansiosamente por esta festa tão brasileira! E para curtir a folia com qualidade sem as irritantes ressacas, dores de cabeça e mal estar, é importante tomar alguns cuidados básicos. Veja como se preparar para aproveitar todos os dias de carnaval até o fim.

Hidrate bem o corpo

No carnaval é liberado beber, mas sempre com muita moderação. No calor o álcool desidrata o corpo, já que elimina a água do nosso organismo. Por isso, o ideal é que você intercale a bebida com água mineral. A cada dois copos de bebida alcoólica consuma um de água.

O líquido ajuda também a repor os minerais do corpo e evita desconfortos como as dores de cabeça causadas pela desidratação. Uma dica preciosa se você vai em bailes de rua é ir ao banheiro antes de a vontade ficar muito forte, pois as filas podem ser grandes.

Evite alimentos gordurosos

Se você vai curtir a folia na rua ou no sambódromo é importante preparar bem seu organismo. Afinal, você não quer passar mal nos dias em que a proposta é se divertir, não é mesmo? A dica aqui é evitar alimentos que possam pesar no estômago e no intestino, ou seja, nada de alimentos pesados e gordurosos.

Nos dias de folia o ideal é ter uma refeição leve, mas bem nutritiva, para que você possa passar várias horas na curtição. Tome um café da manhã reforçado com pães, frutas e cereais e opte por um almoço saudável com bastante salada. Tente ingerir carboidratos complexos para dar energia sem pesar, como grãos, cereais e massas. Proteína também é importante, mas opte pelas carnes mais magras.

Não deixe para comer na rua, pois durante o verão é maior o risco de você ingerir alimentos contaminados. Também evite ficar muito tempo sem comer para evitar quedas de pressão e dores de cabeça.

Aplique protetor solar

Outro passo fundamental para curtir bem o carnaval é usar e abusar do protetor solar. Mesmo que o tempo esteja nublado lembre-se que nesta época estamos no verão, portanto o mormaço pode queimar tanto quanto em um dia com sol raiando. Além da proteção contra queimaduras, manchas e envelhecimento precoce o protetor solar é fundamental para proteger a pele contra os raios ultravioletas.

Cuidado com o uso de maquiagem no carnaval

A maquiagem faz parte do carnaval e você não precisa abrir mão dela, mas é preciso tomar cuidado. No verão aumentam as chances de nosso corpo sofrer com alergias e irritações como coceira nos olhos, pele vermelha e descamação. Portanto é preciso usar maquiagem com moderação e ficar atento aos primeiros sinais de dermatites.

Veja também se os seus itens de beleza estão dentro do prazo de validade já que isso pode ser extremamente danoso para a sua pele. Uma boa forma de evitar as alergias é optar pelos produtos hipoalergênicos, que são previamente testados para diminuir a sensibilidade. Independente do tipo de maquiagem escolhida, caso sinta alguma reação suspenda o uso e lave o rosto com água corrente.