Como escolher o protetor solar ideal para sua pele?

O uso do protetor solar é de extrema importância para prevenir o envelhecimento das células da pele, evitar manchas e barrar os danosos raios ultravioletas. No entanto, cada tipo de pele pede um tipo de protetor solar específico de acordo com suas características. Veja abaixo algumas dicas sobre como escolher o produto mais adequado para você!

Verifique o fator de proteção solar

Na hora de escolher um bom protetor é importante estar atento para o fator de proteção solar. Também conhecido como FPS, esse filtro determina o tempo que sua pele fica protegida ao se expor ao sol sem sofrer queimaduras. Por isso, pessoas com tons de pele mais claros precisam de protetores solares com um maior FPS, já que são mais sensíveis a queimaduras. Já as peles morenas e negras podem optar por um fator de proteção um pouco menor, já que possuem maior quantidade de uma proteção natural chamada melanina. No entanto, qualquer pessoa está sujeita ao câncer de pele. Isso significa que independente do fator de proteção escolhido você não deve deixar de utilizar o produto na exposição ao sol.

Observar o tipo de pele

Outro fator importante para analisar na hora de comprar o seu protetor solar é qual deles é mais indicado para o seu tipo de pele. As peles mais oleosas e com tendência a acne precisam geralmente de um protetor com toque mais seco ou no formato de gel. Já as peles secas não têm contraindicações para utilizar os tipos mais cremosos. É importante também investir em um creme especial para o rosto, já que nossa pele é muito mais sensível nesta área. Uma dica importante para passar o produto no rosto é lavá-lo e tonificá-lo antes da utilização do protetor. Assim você evita a formação de espinhas e cravos.

Existem também produtos específicos para pessoas mais maduras, com proteção antissinais ou antirrugas, por exemplo. Já para as crianças existem protetores desenvolvidos especialmente para elas, com ingredientes que respeitam a sensibilidade da sua pele. Na dúvida de qual tipo de protetor usar para a sua pele é bom consultar um dermatologista.

Protetor solar e a prevenção de doenças

O uso do protetor solar é fundamental para proteger nossa pele contra doenças causadas pela exposição ao sol. A mais grave sem dúvida é o câncer de pele. No entanto, outras doenças e dermatites também são causadas quando ficamos muito tempo expostos ao sol sem proteção.

Algumas das doenças mais comuns são o melasma e a queratose, que causam espécies de manchas na pele. Por isso, você não deve esquecer de passar o filtro solar nem mesmo nos dias nublados, já que os raios solares também queimam quando há mormaço. Também não se esqueça de passar uma boa quantidade do produto em todo o corpo, pois estudos mostram que economizar pode reduzir a eficácia da proteção.

Vale lembrar que para manter a eficácia do produto é importante estar atento para o processo de reaplicação. Após suor intenso ou banho de mar e piscina é preciso passar novamente o produto em todo o corpo, respeitando as instruções do fabricante.