6 maneiras simples de melhorar sua saúde mental

O mundo não para de crescer, inventar novas facilidades, novos confortos e criar tecnologias incríveis. Ele está sempre em busca de novas possibilidades. No entanto, nessa efervescência que é a nossa rotina, precisamos estar sempre conscientes para que esse mundo caótico não adoeça nossa cabeça. Parece exagero, não é? Mas você sabia que pesquisas recentes apontam que 1 a cada 4 pessoas pode vir a sofrer algum transtorno psicológico?

Claro que você não precisa se assustar. No artigo de hoje, separamos algumas dicas que vão transformar o modo como você lida com o seu bem-estar. Sendo assim, fique conosco e confira 6 maneiras simples de melhorar a sua saúde mental!

1. Pratique exercícios físicos

Agora você pode estar pensando: mas o que os exercícios físicos têm a ver com a saúde mental? Tudo! Ao regularizar a prática de exercícios físicos, seu bem-estar pode se modificar logo em seguida. Isso ocorre por conta da endorfina que o nosso organismo libera após a prática de alguma atividade. Essa mesma substância é responsável pela melhora do nosso humor, além de ser um poderoso agente no combate à ansiedade e depressão.

2. Se alimente direito

Uma cabeça em paz também é uma cabeça em pleno funcionamento. Isso significa que uma saúde mental também depende de uma boa alimentação, que forneça todos os nutrientes necessários para o funcionamento do cérebro.

Os carboidratos, por exemplo, já se mostraram muito eficazes para combater o mau humor, por conta da sua serotonina. Alguns alimentos como os peixes podem até auxiliar na restauração da integridade das células cerebrais, devido à sua alta concentração de Ômega 3.

3. Uma coisa de cada vez

Sabe aquela mania que a gente tem de querer consertar o mundo de uma só vez? Sabemos que isso é impossível e só gera dor de cabeça, literalmente.

Além disso, esse impulso de abraçar tudo de uma vez acaba fazendo com que não nos concentremos em nada. Isso é preocupante, pois faz com que levemos a vida no automático, sem consciência do presente. Permita-se sentir, ao máximo, cada momento, desde os mais simples, como um simples banho, até os mais emocionantes, como uma viagem internacional.

4. Aprenda a se abrir e melhore sua saúde mental

Além de compartilhar a sua vida com as pessoas que você mais ama, o ato de se abrir e ser ouvido por outra pessoa faz com que a gente se sinta mais valorizado, colaborando (e muito) para a nossa autoestima.

É nos abrindo, também, que podemos ver a amplitude de nossos problemas, possibilitando uma melhor compreensão e resolução do assunto. Um profissional, como um psicólogo, pode ajudar muito neste processo.

5. Faça algo por alguém

Ser útil e prestativo com os outros não é apenas gratificante. Uma pesquisa revelou que atitudes positivas geram um bem-estar mental para quem as pratica. É uma pequena forma de mudar o mundo e a si mesmo.

6. Diga algo positivo a si mesmo

Por fim, a única pessoa que pode ter controle da sua vida é você. E se não começar a encarar a si mesmo como alguém capaz, seu psicológico pode ser duramente afetado. Comece a reparar nas suas qualidades, pergunte para seus amigos e família, com certeza eles saberão enumerar todas as suas virtudes.

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