Gastroenterologia: cuidando do aparelho digestivo para aumentar o prazer da alimentação

O médico gastroenterologista é o especialista responsável pela saúde de órgãos do aparelho digestivo, formado pelo esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. A boca também faz parte do sistema digestivo, mas, para efeito de cuidados com a saúde bucal, o dentista e o cirurgião bucomaxilofacial[N1]  são os especialistas responsáveis.

Por ser bastante complexo e incluir diversos órgãos, o aparelho digestivo não é alvo apenas do médico gastroenterologista. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia pelo menos três subespecialidades fazem parte da Gastroenterologia. São elas:

Hepatologia – cuida da saúde do fígado e vias biliares

Proctologia – investiga alterações no reto, como tumores, hemorroidas, etc.

Endoscopia digestiva – faz o diagnóstico e pode tratar algumas doenças do tubo digestivo via endoscópio.

As Doenças Mais Comuns

Os problemas relacionados à digestão costumam apresentar enjoo, dor de estômago ou abdominal, aumento da barriga, queimação, cólica intestinal, prisão de ventre ou diarreia. Esses sintomas podem aparecer sozinhos ou associados (mais de um) e todos devem ser investigados por especialista.

Entre as doenças mais comuns do aparelho digestivo estão:

  • Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE): a Federação Brasileira de Gastroenterologia considera o refluxo um dos distúrbios digestivos mais frequentes na população. Ele ocorre quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago, provocando uma série de sintomas desagradáveis, como azia, dor e queimação na região do estômago, além de tosse seca e mau hálito. Em casos mais graves, a doença pode provocar fibrose pulmonar e câncer de esôfago.
  • Gastrite e úlcera gástrica: A gastrite ocorre quando a camada de tecido que recobre o estômago, chamada epitélio, inflama devido à ação de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas, fumo e situações de estresse.

Já a úlcera gástrica, também chamada de péptica, é uma ferida que surge no estômago, e pode ser causada por um conjunto de fatores: histórico familiar, uso constante de anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico (AAS), estresse e a bactéria Helicobacter pylori, popularmente conhecida por H. Pylori.

Há ainda a úlcera esofágica, quando a ferida ocorre dentro do esôfago, e a duodenal, que atinge o duodeno (parte superior do intestino delgado). Os sintomas são parecidos e geralmente incluem queimação e dor constante de estômago, enjoo e vontade de vomitar. Esses sintomas costumam piorar após as refeições ou quando se fica muito tempo sem comer.

  • Pedra na vesícula ou Cálculo biliar: Ocorre com a formação de pequenas pedras na vesícula biliar ou nos ductos biliares. A vesícula é considerada maior glândula do corpo humano. Está localizada no lobo inferior direito do fígado e tem a função de armazenar a bile (líquido digestivo produzido pelo fígado), de onde é lançada para o intestino. O acúmulo de pedras (cálculos) acontece devido a um desequilíbrio nas substâncias que compõem a bile. Seus principais sintomas são dor abdominal, icterícia, diarreia e fezes esbranquiçadas, urina escura, náuseas, vômitos e inchaço abdominal.
  • Hepatite e cirrose: O Ministério da Saúde  classifica a hepatite como um grave problema de saúde pública. A doença se caracteriza pela inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso excessivo de certos medicamentos, álcool e outras drogas, além de fatores metabólicos, genéticos e doenças autoimunes.  Cirrose é quando a doença do fígado torna-se crônica, sendo também o seu estágio mais grave.

Entre os principais sintomas das doenças do fígado estão pele e olhos amarelos, perda de apetite, vômito frequente, urina escura, fezes muito claras e ascite ou barriga d´água (acúmulo anormal de líquidos no interior do abdômen).

  • Síndrome do intestino irritável (SII): É um distúrbio do trato digestivo, que causa desconforto abdominal, gases, constipação intestinal ou diarreia. Caracteriza-se pela movimentação anormal do intestino delgado durante o jejum, contrações exageradas após a ingestão de alimentos gordurosos e até estresse. O diagnóstico é realizado com exame de colonoscopia.
  • Pancreatite: Os cálculos biliares são a causa mais comum da doença, que se define como a inflamação do pâncreas. Seus principais sintomas são dor abdominal que se inicia de forma súbita e aumenta gradativamente, especialmente quando a pessoa se deita de cotas, diarreia com eliminação de gordura nas fezes, náuseas e vômitos após a alimentação, geralmente associados à dor.
  • Hemorroidas: São veias inchadas e inflamadas na parte inferior do reto e do ânus, podendo ser internas ou externas (quando se projetam para fora do ânus). Ocorrem devido à dificuldade de evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas. Gravidez (devido à pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdômen), obesidade, sedentarismo, dieta pobre em fibras e componente genético estão entre as causas das hemorroidas. Os sintomas variam do sangramento anal (perceptível no papel higiênico ou nas roupas íntimas) à coceira na região, saliência palpável do ânus e dor ou ardor após a evacuação.
  • Intolerância à lactose: A Federação Brasileira de Gastroenterologia avalia que 60% da população brasileira sofram deste distúrbio, que causa desconforto e pode provocar diarreia e inchaço abdominal após a ingestão de leite e derivados.

A Importância da Alimentação Saudável

Alguns alimentos, conhecidos como FOODMAPs, fermentam no estômago e por isso são mal absorvidos pelo nosso organismo e podem causar desconforto intestinal. Clique aqui para saber quais são esses alimentos, de acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia e melhore a sua alimentação, elaborando dietas saudáveis que colaboram para a saúde do seu aparelho digestivo.

Para agendar uma consulta com o gastroenterologista do Hospital Presidente, envie e-mail para: [email protected] ou telefone para 2261-6611 – Ramal 1085, com Camila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *