Clínica médica: a porta de entrada para a saúde

A Clínica Médica é a especialidade da Medicina que cuida de homens e mulheres adultos, com ênfase no diagnóstico e tratamento clínico das doenças que não são cirúrgicas, obstétricas e ginecológicas. É também a especialidade a partir da qual derivam todas as demais clínicas. No Brasil, para ter o título de especialista em Clínica Médica, o profissional deve fazer dois anos de Residência em Clínica Médica, após a conclusão do curso de Medicina.

O médico que escolhe esta especialidade é facilmente confundido com um generalista, porque precisa estar sempre lendo e se atualizando sobre a saúde integral do ser humano. Porém, ao contrário do generalista que não se aprofunda em nenhuma área, a clínica médica engloba conteúdos de todas as especialidades, sendo, por isso, considerada uma das bases da medicina e uma porta de entrada para atenção primária à saúde, onde o paciente é avaliado de maneira completa.

O médico desta especialidade está apto a resolver a maioria das enfermidades e é o profissional mais indicado para gerenciar a saúde do paciente, indicando o especialista mais adequado, quando for necessário.

O primeiro contato com o clínico médico geralmente acontece em nível de pronto-socorro ou no atendimento ambulatorial. No ambiente hospitalar, o clínico médico é o responsável pela visita aos pacientes internados, atuando em conjunto com os demais clínicos e o cirurgião. Outra área importante da clínica médica é oferecer suporte para ações preventivas individuais de saúde, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos (check-up).

Essa visão geral da saúde do paciente faz da clínica médica uma das especialidades mais humanizadas da medicina. A relação entre o médico e o paciente é geralmente mais próxima, beneficiando o tratamento e a recuperação.

O Hospital Presidente tem a melhor equipe de Clínica Médica da região, atendendo no Pronto-Atendimento ou por meio de consulta ambulatorial, previamente agendada. Basta enviar um e-mail para [email protected] ou telefonar para 2261-6611 – Ramal 1085, com a Camila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *