fbpx

Janeiro Branco: um convite para cuidar de você

Campanha quer sensibilizar as pessoas para a importância da saúde mental e do bem-estar para garantir um novo ano feliz

A Organização Mundial da Saúde – OMS afirma que saúde mental depende do bem-estar físico e social e lembra que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças.

Autoconhecimento, qualidade nos relacionamentos e atividade física: essa tríade de bem-estar e saúde mental é o alvo da campanha Janeiro Branco, iniciativa que surgiu em 2014, liderada por um grupo de psicólogos de Uberlândia, e que ano após ano, ganha mais repercussão.

A campanha busca chamar atenção para o aumento da incidência de doenças como depressão, ansiedade, síndrome de pânico no mundo e conscientizar as pessoas sobre o benefício de manter a mente saudável.

Segundo os organizadores, o mês de Janeiro foi escolhido para falar sobre saúde mental justamente porque muitas pessoas se sentem pressionadas a alcançar as metas estabelecidas para o novo ano – ou sentem-se muito frustradas por não terem conseguido realizar tudo, ou quase nada, do que planejaram, no ano anterior.

E não é difícil virar o jogo: no site Janeiro Branco você encontra muitas informações sobre saúde mental e bem-estar. Aproveite as reflexões que a companha traz para priorizar você e sua vida!

O início do ano é também uma boa oportunidade para reorganizar a sua rotina, incluindo a atividade física, fundamental para saúde e bem-estar do corpo e da mente. Mudança de hábitos alimentares, com prioridade para uma dieta controlada de sal e açúcar, alimentos frescos e ingestão de água também estão na base de uma vida melhor.

Aproveite o mês para fazer um check-up. Não esqueça que muitas doenças são silenciosas, não apresentam sintomas nas fases iniciais, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos mais simples e eficazes.

E se você está se sentindo triste ou desanimado, busque orientação médica e psicológica e o apoio dos familiares.

Porém, não esqueça: o médico é o melhor conselheiro para todas as mudanças que você pretende fazer em sua rotina física, mental e alimentar. Agende uma consulta com o seu médico de confiança ou envie um mail para: [email protected] ou telefone para 2261-6611 – Ramal 1085, com a Camila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *