fbpx

Cirurgia Torácica: a especialidade que cuida do seu peito

cirurgia-toracica

Pulmão, mediastino, traqueia, pleura e parede torácica estão dentro da caixa torácica e sob as cuidados deste especialista

O coração não é o único órgão que fica no peito. Entre as costelas, protegido pela caixa torácica está outro órgão vital: o pulmão.

O pulmão recebe sangue venoso do coração e envia sangue arterial, rico em oxigênio, para todo o organismo. Sua localização estratégica, próxima ao coração, favorece a oxigenação do organismo.

Na caixa torácica existem outros órgãos que também fazem parte do sistema respiratório. São eles a traqueia e os brônquios.

Mas a caixa torácica é composta ainda de:

  • Parede torácica: formada pelas costelas e músculos;
  • Mediastino: espaço localizado entre os pulmões, onde estão o timo, o esôfago e os gânglios linfáticos;
  • Pleura: membrana que envolve os pulmões;
  • Diafragma: músculo que separa o tórax do abdome.

Diferença entre o Cirurgião Torácico e o Pneumologista

É comum as pessoas perguntarem qual é a diferença entre o pneumologista e o cirurgião torácico, já que ambos atuam nos órgãos do tórax.

O pneumologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares, como a asma ou a pneumonia. Mas, quando surgem tumores, benignos ou malignos; traumas ou qualquer tipo de malformação dentro da caixa torácica é o cirurgião torácico quem entra em ação.

É o cirurgião torácico quem realiza procedimentos como:

  • Broncoscopia (exame da traqueia e dos brônquios por endoscopia);
  • Biópsia de pulmão;
  • Cirurgia do câncer de pulmão;
  • Drenagem da pleura;
  • Cirurgia da hiperidrose (suor excessivo nas mãos e/ou pés);
  • Videotoracoscopia (cirurgia minimamente invasiva realizada para a remoção de corpos estranhos na cavidade pleural, biópsia da pleura, pulmão e mediastino, bolhas de enfisema, nódulos e outros procedimentos torácicos)

Cigarro: o grande vilão

A região torácica é uma das mais atingidas pelo cigarro e pela poluição, acarretando em muitas doenças de pulmão.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica revela que são muitos os estudos que relacionam o tabagismo ao câncer de pulmão, doença que ocupa o segundo lugar entre todos os tipos de câncer que acometem homens e mulheres no Brasil. Já o Ministério da Saúde  afirma que surgem anualmente 1,8 milhão de novos casos de câncer de pulmão no mundo e que 85% deles estão relacionados ao consumo de cigarro.

Se você ainda fuma, busque ajuda para parar, principalmente se receber um diagnóstico ou mesmo suspeita de doença respiratória. O sinal vermelho está na presença de sintomas como falta de ar, tosse constante e, principalmente, tosse com sangue.

O Hospital Presidente possui uma equipe médica altamente especializada para garantir toda atenção e cuidado ao paciente cirúrgico. Para agendar uma consulta, envie e-mail para [email protected] ou telefone para 2261-6611 – Ramal 1085, com Camila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *