Abril Verde: hora de pensar na segurança e saúde no trabalho

acidente de trabalho

800 mil trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho todos os anos no Brasil. A campanha Abril Verde alerta para a prevenção e o combate às doenças ocupacionais

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho no mundo. Neste texto, você vai conhecer a origem da campanha e seus objetivos. Vai descobrir, também, quais são as doenças que mais afastam os brasileiros de suas atividades profissionais

Abril é dedicado à prevenção de acidentes de trabalho. O mês foi escolhido em memória das vítimas do terrível acidente de 28 de abril de 1969. Nesse dia, 78 mineiros perderam a vida em uma mina, nos Estados Unidos. Em 2001, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) endossou a data, tornando-a mundial. O Brasil aderiu à campanha em 2015.

Leia também:

Outubro Rosa: como se proteger do câncer de mama

Novembro Azul: contra o preconceito e a favor da saúde do homem

Dezembro Vermelho: é hora de se informar sobre a AIDS

Janeiro Branco: um dia para cuidar de você

Fevereiro Roxo: um mês para pensar em Alzheimer, lúpus e fibromialgia

800 mil trabalhadores são vítimas de acidentes

Estes dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Isso significa que acontece um acidente a cada 48 segundos. E também que um trabalhador perde a vida a cada 3 horas. Estes números colocam o Brasil na 4ª posição do ranking de acidentes da Organização Internacional do Trabalho.

Objetivos da campanha Abril Verde

A campanha nasceu para promover o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) no ambiente de trabalho. Hoje, a Associação Nacional de Medicina no Trabalho – ANAMAT, considera a prevenção o principal foco. Segundo a ANAMAT, é obrigação dos empregadores se antecipar aos fatos e evitar acidentes.

Em 2019, dois acidentes comoveram o país. O primeiro foi o rompimento da Barragem de Resíduos de Minérios em Brumadinho (MG), da mineradora Vale. O segundo foi o incêndio no centro de treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro. Especialistas afirmam que os dois acidentes poderiam ser evitados e poupar a vidas.

Leia também:

Tragédia de Brumadinho poderia ter sido evitada, segundo ANM

Especialistas apontam erros graves do Flamengo no contêiner

Outro objetivo da campanha Abril Verde é combater as doenças ocupacionais. A Previdência Social alerta que os transtornos mentais e comportamentais, como a depressão, estão aumentando entre os trabalhadores.

Confira aqui as 4 doenças que mais afastam os brasileiros de suas atividades profissionais e o que as empresas podem fazer para evita-las:

  1. Dor nas costas: é a campeã de queixas dos trabalhadores há mais de 10 anos. As causas são diversas e incluem estresse, postura inadequada, carregar peso excessivo, entre outras. Para evitar o problema, é preciso manter uma rotina com atividade física e postura adequada.

Como as empresas podem ajudar: criando programas de ginástica laboral e incentivando pausas durante o expediente.

  • Lesões por esforço repetitivo (LER): é resultante de movimentos repetitivos. Nos últimos anos, acomete mais o joelho. A causa pode ser obesidade, sedentarismo ou carregamento de peso excessivo. Atividade física regular e alimentação saudável são fundamentais.

Como as empresas podem ajudar: ginástica laboral é uma iniciativa de prevenção.

Leia também:

Sente dor no corpo e não sabe a origem? Procure um ortopedista!

  • Depressão: já é a maior causa de afastamento por saúde mental entre os trabalhadores. Os principais sintomas são dificuldade de planejar e executar tarefas, apatia e desânimo, tristeza e distúrbios de sono. Atividade física e higiene do sono (dormir 8 horas) podem diminuir os sintomas.

Como as empresas podem ajudar: promovendo um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.

  • Doenças cardiovasculares: infarto e AVC são decorrentes de muitos fatores. Mas um ambiente de trabalho estressante, com jornadas excessivas e metas inacessíveis são fatores de risco importantes. Controlar a pressão arterial e emagrecer sãomedidas de prevenção eficientes.

Como as empresas podem ajudar: combatendo a jornada excessiva, revendo metas e desenvolvendo um programa de alimentação saudável para os trabalhadores.

Leia também:

Hábitos não saudáveis são principais responsáveis pelas doenças do coração

O Pronto atendimento do Hospital Presidente tem equipes de clínica médica e ortopedia altamente especializadas para socorrer vidas, em caso de acidentes.

E, se quiser passar por uma consulta ambulatorial, basta mandar um e-mail para [email protected] ou telefonar para 2261-6611 – Ramal 1085, com Camila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *