Hospital Presidente tem protocolo especial para casos de COVID-19

hospital-presidente-covid19

O objetivo é garantir a segurança de todos os que procuram o Pronto Atendimento e o Hospital, reduzindo o risco de contágio

Conheça as medidas que o Hospital Presidente adotou para enfrentar a pandemia, sem comprometer o atendimento aos pacientes de outras patologias

O Hospital Presidente é referência em atendimento médico e hospitalar de alta qualidade na Zona Norte. Sua ampla infraestrutura, com mais de 15 mil metros quadrados, distribuídos em 9 pavimentos, é uma forte aliada. Moderna e em constante aprimoramento tecnológico, ela permite que os moradores continuem contando com um Pronto Atendimento seguro e eficiente, bem perto de casa.

Além da infraestrutura, seu corpo clínico e ambulatorial, com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares altamente qualificados e treinados fazem do Hospital Presidente o endereço seguro para pacientes, tanto de Covid-19 como de outras doenças, apesar da pandemia.

Protocolo especial para casos suspeitos

Atualmente, o Hospital Presidente tem dois médicos responsáveis por recepcionar e atender pacientes com doenças respiratórias, em cada plantão. Esses médicos não atendem outros casos: eles são exclusivos para identificar e dar encaminhamento aos suspeitos de Covid19.

A triagem segue um protocolo especial de atendimento para casos suspeitos. Quem chega ao Pronto Atendimento com sinais e sintomas de doenças respiratórias virais é encaminhado diretamente aos leitos da Unidade de Observação. É uma área isolada, para evitar que esses pacientes corram riscos desnecessários, como a espera para iniciar o tratamento, ou entrem em contato com quem tem outras doenças.

A medida é aplicada mesmo que a pessoa não tenha tido contato com pacientes positivos para COVID-19.

Os procedimentos incluem o monitoramento da saturação de oxigênio e a realização de uma tomografia computadorizada de tórax. Mantida a suspeita, é feito o teste para confirmação de COVID-19.

Mas, o paciente não precisa aguardar o resultado para receber o tratamento: os cuidados farmacêuticos começam assim que ele chega ao Hospital.

Pronto Atendimento para todos

Durante a pandemia, o Hospital Presidente continua a receber pacientes de urgência e emergência clínica, pediátrica e ortopédica 24 horas. Isso é importante para assegurar o Pronto Atendimento das demais ocorrências, que podem acontecer, independentemente da pandemia. Casos de infarto, quedas, dores abdominais, gripes e resfriados, entre tantos outros, são inesperados e precisam de atendimento imediato.

Quanto mais rápido for o socorro, melhores são as chances de recuperação. Assim, ter um Pronto Atendimento de qualidade perto de casa é um diferencial importante para o bom prognóstico de situações de urgência e emergência.

Consciente da sua responsabilidade com a saúde pública, o Hospital Presidente investe constantemente em novos equipamentos e tecnologias, que coloca à disposição dos pacientes tanto no Pronto Atendimento como nos diversos setores do Hospital.   

Radiação ultravioleta

O mais recente investimento tecnológico já implantado é o uso de radiação ultravioleta para descontaminação dos ambientes.

Esta tecnologia foi adotada para intensificar as medidas de segurança contra agentes infecciosos. No Hospital Presidente, é usada a radiação ultravioleta com ação fenecida. Isto quer dizer que a emissão de raios ultravioleta destrói bactérias, fungos e vírus, mantendo o ambiente livre destes micro-organismos. A tecnologia é utilizada em maçanetas, barras de apoio, controles remotos e outros itens ao alcance das mãos dos pacientes. A luz ultravioleta também é utilizada em equipamentos de proteção individual (EPIs) para reforçar a segurança dos colaboradores.

Diferença entre urgência e emergência

Agora, uma pergunta: você sabe qual é a diferença entre urgência e emergência?

Urgência é quando acontece um acidente. Pode ser uma queda ou um atropelamento, por exemplo. Ou ainda a complicação de um quadro já existente, como uma crise de asma.

Já uma emergência médica acontece quando há risco de vida para o paciente.  Em ambos os casos, não dá para esperar.

Leia também:

Pronto Atendimento: socorro imediato para salvar vidas

Coronavírus: saiba como se proteger e reduzir os riscos de contaminação

O Hospital Presidente fica na Avenida Nova Cantareira, 2398, próximo à estação de metrô Tucuruvi. O Pronto Atendimento funciona 24h e não é necessário agendamento. O Hospital oferece ainda Centro de Diagnóstico com exames de alta complexidade, completo Centro Cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva (adultos e pediátrica). Para informações, ligue para: (11) 2261-6611.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *