fbpx

Hospital Presidente realiza testes RT-PCR para diagnóstico de covid-19

pcr-teste

Considerado padrão ouro para identificação do novo coronavírus, o exame pode ser realizado sem pedido médico e com atendimento privativo.

Neste texto, você vai conhecer quais são os testes disponíveis para covid-19 e entender por que os especialistas consideram o RT-PCR o mais eficiente. O exame agora está disponível para todos os moradores da Zona Norte e pode ser feito com toda segurança.

 

Ainda sem cura e sem vacina, a covid-19 avança pelo país e pelo mundo. Até o momento, o Estado de São Paulo concentra cerca de 30% dos casos e também das mortes provocadas pela doença. Em sua forma grave, a covid-19 compromete o sistema respiratório e pode levar a óbito, mas especialistas estimam que até 85% das pessoas devem contrair o vírus e não apresentar qualquer sintoma ou, no máximo, sintomas muito leves, como os de um resfriado.

Uma das estratégias adotadas pelos países mais bem-sucedidos no combate ao novo coronavírus é a testagem em massa da população, assim, é possível saber quantas pessoas já foram contaminadas, mesmo sem apresentar sintomas, evitando que contagiem outras. A testagem em grande número também ajuda o governo a planejar a retomada da economia com a segurança de que conseguirá atender os novos pacientes.

 

Testes de covid-19

Há três tipos de tipos de testes para o diagnóstico de covid-19. Veja a seguir quais são e como funcionam:

  • RT-PCR: sigla para reverse transcription polymerase chain reation. É considerado o mais preciso. Detecta o RNA (um “parente” do DNA) do SARS-CoV-2 (nome científico do novo coronavírus). O material para teste é retirado com um tipo de cotonete da região da nasofaringe. A coleta deve ser feita entre o terceiro e décimo dia após o início dos sintomas. Isso significa que o teste RT-PCR identifica o vírus quando ele está ativo no organismo. Os especialistas consideram esse momento ideal para o diagnóstico e a definição do melhor tratamento.
  • Sorologia: neste teste, o que se busca é a resposta imunológica do organismo ao vírus. A presença de anticorpos IgA, IgM ou IgG significa resultado positivo. Para ser mais eficiente, deve ser realizado dez dias após o início dos sintomas, isso porque o organismo só produz anticorpos após um período mínimo de exposição ao vírus. Se a pessoa tem apenas sintomas leves, ou não apresentou sintomas, é possível obter um resultado falso negativo. Isso não significa que ela não foi contaminada, apenas que o organismo não produziu anticorpos.
  • Testes rápidos: atualmente, há dois tipos diferentes no mercado. O primeiro identifica as proteínas do novo coronavírus na fase de atividade da doença. O segundo identifica os anticorpos. O problema é que a maioria dos testes rápidos disponíveis possui sensibilidade muito reduzida em relação ao RT-PCR e sorologia. O próprio Ministério da Saúde reconhece uma eficiência de apenas 25% para resultados negativos. A metodologia é muito parecida com um teste de gravidez vendido em farmácias. Aplica-se a amostra em uma lâmina de nitrocelulose e, após alguns minutos, aparece uma indicação visual em caso positivo.

 

Como fazer o seu teste

É possível fazer o teste RT-PCR no Hospital Presidente. Se você está com sintomas há três ou, no máximo, dez dias pode considerar essa opção. Não é necessário agendamento e não há necessidade de pedido médico ou consulta prévia. A amostra é recolhida em ambiente reservado e com total segurança. O resultado fica pronto em dois dias.

O Hospital Presidente fica na Avenida Nova Cantareira, 2.398, bem próximo à estação de metrô Tucuruvi. O valor do teste para atendimento particular é de R$ 250,00. Para mais informações, basta ligar: (11) 2261-6611.

Mas, atenção: se você apresenta sintomas graves, como falta de ar e cansaço excessivo, não perca tempo! Busque ajuda médica. O Hospital Presidente estabeleceu um protocolo especial de atendimento para casos suspeitos de covid-19. Com esse protocolo, você será atendido rapidamente e com toda a segurança. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *