fbpx

Cardiologia: saiba sobre a importância para a saúde do coração

cardiologia

Você cuida do seu coração?

Não do coração emocional, que sofre por amor e é tema de tantas canções, poesias e filmes, mas sim do órgão que distribui todo o sangue para o organismo e que não pode parar de bater, nem por um segundo.

Para cuidar desse importante órgão do corpo existe a cardiologia. É ela a especialidade da Medicina responsável por tratar doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório. O cardiologista é o especialista indicado para tratar de doenças do coração e ajudar na prevenção de problemas cardiovasculares.

 

As doenças do coração mais comuns

São muitos os problemas que podem acometer o coração. Entre eles, os mais comuns são a hipertensão arterial (a popular pressão alta), o infarto do miocárdio, as arritmias cardíacas e a insuficiência cardíaca.

A hipertensão arterial ocorre quando há um aumento da pressão arterial, o que pode favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares mais graves, como a insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração tem dificuldade de bombear o sangue para o corpo. Já o infarto do miocárdio acontece quando o coração não recebe o sangue necessário. Arritmias cardíacas são alterações nos batimentos cardíacos.

A importância de cuidar do coração

Todos devem fazer exames preventivos do coração. No entanto, homens com mais de 45 anos e mulheres na pós-menopausa devem ter um cuidado especial. Pessoas que têm histórico familiar de infarto, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes ou obesidade também são grupos de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Entre os exames que o cardiologista pode solicitar para avaliar o coração estão o eletrocardiograma, o teste ergométrico e o raio-X de tórax. Casos mais complexos podem necessitar de exames mais específicos, como o MAPA, holter, ecocardiograma e a cintilografia do miocárdio.

É importante ficar sempre atento e fazer um check-up do coração regularmente. Muitas doenças cardiovasculares são silenciosas e só passam a apresentar sintomas quando estão mais avançadas. Além disso, algumas delas podem ser fatais. Por isso, cuide do seu coração!

O Hospital Presidente tem os melhores cardiologistas para atender você. Aproveite e agende uma consulta. Lembre-se: o seu coração está sempre trabalhando por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *