fbpx

Terceira idade: juventude não tem validade

idoso

Hospital Presidente reúne especialistas para cuidar da saúde dos idosos e de sua qualidade de vida.

 

As doenças crônicas são cada vez mais comuns na terceira idade, mas, é possível manter a saúde física e mental com atividade física, boa alimentação, estímulo intelectual e social. A Medicina Preventiva afasta as doenças para você envelhecer melhor. Veja aqui como o Hospital Presidente pode ajudar a aproveitar a vida em qualquer idade.

 

O espírito pode ser sempre jovem, mas o corpo é uma máquina e, como todas as máquinas, sofre desgastes com o passar do tempo. A boa notícia para os idosos é que a Medicina Preventiva pode ajudar a afastar as doenças comuns no envelhecimento, como o diabetes e a hipertensão.

A receita para a saúde na terceira idade inclui alguns cuidados simples. Atividade física, alimentação saudável, estímulo intelectual e acompanhamento médico constante. É preciso estar com os exames e consultas sempre em dia para que o especialista possa atuar na hora certa, antes que as doenças se agravem, porque muitas se desenvolvem silenciosamente ao longo dos anos, sem sintomas.

Veja a seguir quais são as especialidades que você deve incluir no check-up anual.

 

Cardiologia

É preciso cuidar do coração. Ele não serve só para bater apaixonado. Na verdade é um trabalhador incansável, que transporta o sangue, o oxigênio e os nutrientes para as células. Esgotado com a falta de atividade física e a alimentação rica em açúcar e gorduras, o coração pode sofrer com a hipertensão arterial. Infarto, arritmia e insuficiência cardíaca também são ameaças sérias. O ideal é uma consulta anual a partir dos 45 anos ou com a chegada da menopausa, no caso das mulheres.

 

Neurologia

O cérebro é só uma parte do sistema nervoso central, que ainda inclui a medula espinhal, os nervos e os músculos. Todo esse sistema está sob os cuidados do neurologista. O receio de doenças como Alzheimer e o mal de Parkinson é um dos maiores fantasmas da terceira idade. Se você perceber qualquer alteração no equilíbrio, comportamento ou memória busque ajuda imediatamente. Quanto antes houver o diagnóstico e o início tratamento, mais qualidade de vida e independência você vai ter. A consulta com esse especialista pode ainda evitar o AVC e o rompimento de aneurismas. Faça uma avaliação e a repita com a periodicidade que seu médico indicar.

 

Urologia

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens. Por isso o Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda uma consulta anual de avaliação a partir dos 50 anos. É importante lembrar que o urologista cuida de todo o aparelho urinário, de homens e mulheres, então, se você perceber qualquer alteração no funcionamento desse sistema, agende uma avaliação. Incontinência urinária, dificuldades de ereção e ejaculação também devem ser avaliados pelo especialista.

 

Cirurgia vascular

Quando inflamadas, as veias ficam inchadas, doloridas e surgem as varizes. Elas são comuns em todas as idades, mas costumam se agravar depois dos 60 anos. É hora de visitar o cirurgião vascular. Ele é o médico responsável por intervir em duas doenças muito graves, além das varizes. A primeira é a aterosclerose, quando placas de gordura se acumulam no interior das artérias. Se essas placas não forem removidas podem causar infarto e AVC, dependendo de sua localização. A outra doença é a trombose, que é a formação de um coágulo (bolha de sangue) no interior da veia. É mais comum nas pernas, onde pode causar amputação e perda de membros, mas pode chegar ao pulmão, ao coração e ao cérebro. A dica é buscar uma avaliação com o especialista e depois repeti-la com a periodicidade que ele indicar.

 

O Hospital Presidente é referência em saúde na Zona Norte de São Paulo. Para agendar uma consulta é só ligar para (11) 2261-6611, ramal 1085, e falar com a Ana Paula. Você pode ainda enviar um e-mail para [email protected].

 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *