fbpx

Dr. Ricardo Goulart, médico pneumologista do Hospital President, coordenador da UTI do Hospital Presidente, palestra nos principais congressos de pneumologia e terapia intensiva no Brasil

Ricardo Goulart

Principal tema do ano são as estratégias de atendimento para pacientes graves de covid-19. Agir na hora certa é essencial para salvar vidas.

 

Videoconferências e até videoaulas com interação on-line para alunos e participantes dos principais congressos nacionais e internacionais ajudaram a Medicina a evoluir no combate ao novo coronavírus. O protocolo de atendimento do Hospital Presidente, desenvolvido no início da pandemia, já nos ajudou a salvar muitas vidas. Agora, pode ajudar outros profissionais e pacientes com as palestras sobre ventilação mecânica que o dr. Ricardo Goulart, coordenador da nossa UTI, ministrou nos congressos de pneumologia e medicina intensiva neste ano.

 

O médico Ricardo Goulart Rodrigues é especialista em pneumologia pela Escola Paulista de Medicina e em medicina intensiva pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva, onde é também coordenador de pós-graduação. Está acostumado a fazer palestras nos principais congressos médicos de suas especialidades, mas, em 2020, tudo mudou.

“As palestras on-line foram uma experiência nova e desafiadora tanto para nós, palestrantes, como para os participantes. A Medicina não pode parar. Neste ano precisamos evoluir ainda mais rápido diante de uma doença agressiva e misteriosa. Os congressos foram fundamentais para dividirmos nosso conhecimento e as experiências na UTI”, explica dr. Ricardo.

A luta contra a pandemia de covid-19 foi o principal tema de todos os eventos. O Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva aconteceria em abril na cidade de Belém. Ganhou sua versão digital em agosto, quando o dr. Ricardo falou para médicos brasileiros e portugueses sobre sua experiência com ventilação mecânica em pacientes graves de covid-19.

Em novembro, o Congresso Brasileiro de Pneumologia também discutiu boas práticas no atendimento de pacientes graves. Afinal, os pulmões são dos órgãos mais atingidos pelo novo vírus, especialmente nos pacientes críticos. Nosso especialista dividiu com os colegas sua experiência com ventilação mecânica e bloqueadores neuromusculares que o ajudam a salvar vidas na UTI do Hospital Presidente.

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, organizado pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva, também aconteceu em novembro e já trouxe inovações em seu formato. Além das videoconferências, dr. Ricardo participou de videoaula prática e interativa com estudos de casos apresentados para colegas de todo o mundo. O tema novamente foi a ventilação mecânica em pacientes críticos de covid-19 e resultados positivos em sua recuperação.

“É uma satisfação constatar que o protocolo de atendimento de covid-19, que desenvolvemos no início da pandemia aqui no Hospital Presidente, está alinhado com as melhores práticas dos principais centros de Medicina internacionais”, conclui dr. Ricardo depois de sua experiência.

O último evento do ano foi o Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Israelita Albert Einstein, nos dias 22 e 23 de novembro. Dessa vez, dr. Ricardo falou aos colegas médicos sobre sua experiência com ventilação mecânica não invasiva, que também nos ajuda a salvar vidas aqui no Hospital Presidente. Nessa técnica, o tubo de intubação é substituído por uma máscara, mais confortável para o paciente. “Antecipar diagnósticos e procedimentos é fundamental para agir na hora certa e salvar vidas”, pondera dr. Ricardo.

O especialista faz um alerta: “A pandemia ainda não acabou. O mais importante é a proteção. Cada um precisa fazer a sua parte, usar a máscara, álcool gel e evitar aglomerações. Só assim veremos o número de casos diminuírem nos nossos hospitais”.

Desde o início da pandemia, o Hospital Presidente se preparou para salvar vidas. Nosso serviço de Pronto Atendimento 24 horas conta com dois plantonistas especializados no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Se você observar algum sintoma, não espere a doença se agravar. Conte conosco para confirmar ou excluir um possível diagnóstico.

 

O Hospital Presidente fica na Avenida Nova Cantareira, 2.398, com acesso fácil tanto pela Avenida Nova Cantareira como pelas avenidas Tucuruvi e Água Fria. Para mais informações é só ligar para (11) 2261-6611.

 

Leia também:

Hospital Presidente: o melhor atendimento médico e hospitalar bem pertinho de você

Protocolo de covid-19: Hospital Presidente se antecipa para salvar vidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *