fbpx

Janeiro Branco: em busca de um feliz 2021

janeiro-branco

Campanha Janeiro Branco traz atenção para o bem-estar emocional depois de um ano muito desafiador

 

A pandemia de covid-19 sacudiu o mundo, mas um novo ano começa cheio de mudanças e oportunidades. É o resultado de tudo que vivemos e aprendemos no ano que passou. Cuidar do bem-estar emocional é mais importante do que nunca, representa o primeiro passo para um ano novo muito feliz, com conquistas e a realização de sonhos adiados. Veja algumas dicas para cuidar de você e do seu equilíbrio emocional desde já.

 

Janeiro é como uma página em branco para escrevermos as primeiras palavras de um novo ano. Tudo pode acontecer, tudo é possível, mas, depois de um ano desafiador como 2020, é hora de pensar no que realmente vale a pena.

Diferentemente de outras campanhas de saúde pública, o Janeiro Branco nasceu de uma iniciativa de vários psicólogos e acontece de forma voluntária em todo o país desde 2014. É uma ação dedicada à promoção da saúde emocional na vida de todos os indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que as doenças emocionais sejam conhecidas, prevenidas e combatidas.

Segundo os organizadores, janeiro foi escolhido para chamar a atenção para a saúde mental porque este sempre foi um mês carregado de tensão. Algumas pessoas se viam ansiosas com todas as metas que se propuseram; outras, frustradas justamente por não terem alcançado os objetivos autoimpostos para o ano anterior.

Se há uma lição inegável que a pandemia nos trouxe é o valor da vida e da saúde. Esses dois bens são frágeis como a chama de uma vela, por isso, é preciso alimentar essa luz para que ela não se apague facilmente. Conheça aqui três dicas para conquistar o bem-estar físico e emocional no ano novo.

 

Cuide de quem é importante para você

Os encontros, as visitas e os abraços ainda não são possíveis, mas dá para estar perto mesmo de longe. Uma mensagem de bom dia ou boa noite, um telefonema ou mesmo um presentinho que chega fora de hora. Essas são boas ideias para mostrar para quem você ama que você está longe, mas que a essa pessoa é importante para você.

Também é hora de avaliar certas mágoas. Algumas pessoas são realmente tóxicas e é melhor deixá-las longe. No entanto, há pequenas discussões que poderiam ter sido evitadas, palavras duras que não precisavam ser ditas e até mágoas antigas alimentadas por bobagens que perdem o sentido com o passar do tempo. Dê um primeiro passo para resolver suas dores emocionais. Pode ser uma conversa com a pessoa ou com um terapeuta. É uma ótima forma de começar o ano mais leve e de bem com a vida.

 

Experimente um estilo de vida mais saudável

O novo coronavírus foi especialmente cruel com as vítimas das doenças cardiovasculares e da obesidade. É um grande alerta de que não podemos nos descuidar da nossa saúde, principalmente porque doenças como diabetes, hipertensão e obesidade têm formas de controle e prevenção acessíveis. Todos sabem o que é preciso fazer. Parar de fumar, não abusar do álcool e outras drogas, ter uma alimentação saudável, com menos açúcar e gorduras e mais frutas, verduras e legumes e não se entregar à preguiça. A atividade física não é só fundamental para a sua saúde física, mas também para a emocional.

Depressão, síndrome do pânico e até transtornos de sono e de alimentação têm seus sintomas atenuados com uma simples caminhada. Mexa-se! Pode ser que no esporte você encontre não só saúde, mas mais disposição para ir atrás dos seus objetivos.

 

Coloque o check-up em dia

Com a necessidade do isolamento social e o medo de contrair covid-19, muita gente adiou o check-up médico. Porém, sem saber como realmente está a saúde, é bem difícil não ficar ansioso e a ansiedade é um poderoso gatilho para muitas doenças físicas e psicológicas.

 

Por isso, nada de adiar mais a sua visita ao médico. Agende hoje mesmo a sua consulta com a Ana Paula, aqui no Hospital Presidente. Pode ser pelo telefone (11) 2261-6611, ramal 1085, ou pelo e-mail [email protected] e viva mais feliz em 2021!

 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *