fbpx

Dia Mundial da Água

dia-mundial-da-água

Acesso à água limpa e potável pode salvar mais vidas até do que as vacinas.

Não é em toda casa que basta abrir a torneira para ter água potável. Quem tem deve saber que, mais do que um presente da natureza, a água é um bem que deve ser valorizado e protegido. Além de vital (ninguém sobrevive sem ela), a água também preserva a saúde. Leia mais sobre o tema agora.

 

Água é vida. Quase todo mundo já ouviu e, provavelmente, concorda com essa afirmação, mas, nem sempre fica claro como a água é importante para a nossa saúde. Os especialistas em fisiologia humana concordam que, em climas frios, como no Alasca, o corpo humano não sobrevive mais do que sete dias sem beber água. Em países quentes, como o nosso, com temperaturas altas no verão e baixa umidade relativa do ar, o máximo que conseguimos suportar são quatro dias.

Tamanha dependência deveria nos levar a proteger esse bem tão precioso, porém, não é bem assim. Muitos ainda imaginam que a água é um recurso inesgotável e não faz mal esbanjá-la. Cuidado! Embora a maior parte do planeta seja composta por água (cerca de 70%), apenas 7,5% de todo esse volume é de água potável. A água dos oceanos, por exemplo, não serve para beber ou produzir alimentos se não for submetida a um dispendioso processo de dessalinização.

Além disso, grande parte da água potável é contaminada por esgotos e resíduos industriais. Foi por isso que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. Celebrada no dia 22 de março, a iniciativa é um alerta para cuidarmos desse líquido essencial à vida, seja evitando o seu desperdício, seja lutando por sua preservação ou por uma distribuição mais justa em todo o mundo.

O Hospital Presidente celebra a data relembrando alguns hábitos fundamentais para a saúde.

 

Beber água

Parece óbvio, mas muita gente sequer lembra-se de beber água suficiente todos os dias. A quantidade ideal está relacionada não só ao peso e à altura das pessoas, mas também à idade e ao estilo de vida.

A água faz parte de muitos processos metabólicos do nosso organismo. O intestino está preguiçoso? Pode estar faltando água para a formação das fezes. Está sentindo a pele e o cabelo ressecados? É outro sinal de que você pode estar bebendo menos água do que deveria.

Por isso, não espere sentir sede, esse já é um sinal de certa desidratação no organismo. O ideal é deixar uma garrafinha sempre por perto e tornar esse hábito automático. A dica é criar associações, como beber um copo de água ao acordar ou antes de ir dormir. Um adulto, em média, precisa beber entre cinco e seis copos por dia. E não se esqueça de oferecer água para as crianças e para os idosos, que sentem menos sede do que os adultos.

 

Água limpa para mãos limpas

Água e sabão. A receita é simples e todo mundo a conhece. É até tema de muitas músicas infantis. Lavar as mãos antes de sentar à mesa e depois de ir ao banheiro afasta quase todas as doenças gastrointestinais. Na pandemia, essa foi a primeira medida de prevenção lembrada por todos os especialistas.

Mantenha as suas mãos sempre limpas. É mais fácil não se esquecer disso se você adotar alguns hábitos, como lavar as mãos sempre ao chegar em casa ou antes de começar a cozinhar e, claro, é muito importante higienizar os alimentos com água limpa antes de comê-los.

 

Água também é remédio

Às vezes, as medidas mais simples acabam esquecidas, por isso vamos relembrá-las.

O soro caseiro é uma receita eficiente para impedir a desidratação, principalmente de crianças pequenas, em casos de virose e outras infecções gastrointestinais. A receita é simples: um litro de água potável (ou fervida), uma colher de sopa de açúcar e uma colher de café de sal. Depois, é só oferecer para a criança aos pouquinhos.

A água também é um recurso eficiente contra a febre. Leve ou alta, um banho frio – ou quase – ajuda a diminuir a temperatura. A dica vale para todas as idades.

 

Porém, o mais importante quando você ou alguém da sua família adoece é contar com orientação médica. O Hospital Presidente oferece serviço de pronto atendimento 24 horas. Não é preciso agendar horários. O Hospital Presidente fica na Avenida Nova Cantareira, 2.398, Água Fria. O acesso é fácil tanto pela Avenida Nova Cantareira como pelas avenidas Água Fria e Tucuruvi.

 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *