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Núcleo de segurança do paciente

segurança do paciente

Um comitê só para refletir sobre boas práticas com o intuito de elevar a qualidade do atendimento médico e hospitalar.

 

A Lei de Segurança do Paciente determina que todos os hospitais, públicos e privados, tenham um núcleo de segurança do paciente. O objetivo não é investigar erros e distribuir punições, mas evitar que aconteçam. Saiba como esse núcleo atua no Hospital Presidente.

 

Salvar vidas é uma missão nobre, mas não é nada fácil. A Lei de Segurança do Paciente, instituída pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo elevar a qualidade de todos os serviços de atendimento à saúde. Melhorando os processos e rotinas é possível evitar erros de procedimentos que podem trazer prejuízos à saúde dos pacientes.

Uma das primeiras ações para alcançar esse objetivo é a criação de um núcleo de segurança do paciente em cada hospital. A recomendação é que esse núcleo seja formado por profissionais de diferentes especializações e níveis hierárquicos. Ninguém quer encontrar culpados, investigando erros de atendimento para distribuir punições. O foco é desenvolver estratégias para implantar as boas práticas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde.

 

Ações do núcleo de segurança

A primeira missão do núcleo de segurança é se debruçar sobre as normas e regulamentos do funcionamento dos hospitais. Isso é uma condição básica para que qualquer hospital mantenha as portas abertas, mas é sempre possível melhorar.

Depois de olhar com lupa essas normas em suas reuniões mensais, o núcleo de segurança do Hospital Presidente planeja os próximos passos para a elevação da qualidade. Investimento em novos equipamentos, revisão de processos internos de atendimento e análise dos indicadores das ações propostas são a pauta dessas reuniões. Se uma emergência acontece, o núcleo se reúne em reunião extraordinária para buscar a solução.

 

Todos precisam se envolver

As orientações do Ministério da Saúde são diretrizes imprescindíveis, mas é preciso ir além para elevar a qualidade de verdade. O olhar do que acontece no dia a dia dos consultórios, centro cirúrgico e Pronto Atendimento vem da nossa equipe. É esse olhar que nos aponta onde podemos melhorar.

Se o núcleo de segurança analisa os riscos e faz os planejamentos, o hospital todo precisa se envolver para obter uma qualidade efetiva. O núcleo recebe as sugestões, discute a melhor estratégia para implantá-las e deve motivar e orientar a equipe para adotá-las no dia a dia.

Os detalhes de aperfeiçoamento dos processos vão desde o atendimento mais ágil e simples na recepção até o acolhimento das enfermeiras e a comunicação mais clara entre os médicos e pacientes.

Os processos internos também precisam ser revistos. O paciente entendeu bem a receita médica? Sabe da importância de tomar o remédio na hora certa e qual a ação esperada? Há alguma informação importante que pode ser incluída na ficha do paciente?

Enfim, todos os dias é possível melhorar. Quando a saúde e a vida estão em risco, esse esforço exige ainda mais dedicação. O Hospital Presidente está pronto para oferecer o melhor atendimento médico e hospitalar aqui na Zona Norte, bem pertinho de você.

 

Para agendar uma consulta com nossos especialistas é só ligar para a Ana Paula no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085, ou enviar um e-mail para [email protected]

 

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