fbpx

Plano de saúde x seguro saúde: você sabe qual é a diferença?

plano de saúde

Mais flexibilidade e liberdade na hora de escolher os profissionais que cuidarão de você e de sua família é uma dessas diferenças, mas há outras.

 

O plano de saúde e o seguro saúde têm o mesmo objetivo: oferecer assistência médica, exames diagnósticos e internação hospitalar. Os dois também são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde. Porém, há algumas diferenças entre eles, inclusive no preço. Saiba quais são essas diferenças e como optar pelo melhor custo x benefício para o seu bolso.

 

Contar com uma assistência médica particular é um sonho para muitos brasileiros. Mais de 70% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Na pandemia, as pessoas começaram a se esforçar ainda mais para encaixar esse sonho no orçamento doméstico. E surgiram muitas dúvidas sobre qual serviço contratar. Vamos explicar tudo, começando pela diferença entre o plano de saúde e o seguro saúde.

 

Plano de Saúde

O plano de saúde pode ser administrado por uma empresa de saúde suplementar. Reúne uma série de serviços e profissionais conveniados para atender seus clientes. São estruturas como consultórios, clínicas e hospitais. As especialidades médicas e a cobertura podem ser escolhidas de acordo com as necessidades de cada família. Os profissionais e serviços mais renomados custam mais caro, é claro, mas há opções para todos os bolsos e fases da vida.

A grande diferença é que no plano de saúde você pode escolher apenas entre os profissionais e serviços conveniados. Se seu médico deixar de atender o plano, você deverá optar entre pagar o valor das consultas do próprio bolso ou buscar um médico conveniado. Há opções com excelentes profissionais em todas as especialidades.

 

Seguro Saúde

Já o seguro saúde permite uma flexibilidade maior na hora de escolher o profissional que vai cuidar de você e de sua família. Mesmo que ele não seja conveniado ao seguro, você pode ter o valor das consultas e serviços reembolsados. Algumas operadoras, geralmente mais caras, oferecem o reembolso total. Outras, mais econômicas, devolvem o investimento com percentuais de reembolso parciais.  É preciso pensar bem, para escolher a melhor opção.

Às vezes é até conveniente uma combinação dos dois serviços. Se você tem um plano de saúde com cobertura apenas para a cidade ou região onde mora, pode contratar um seguro saúde na hora de viajar, assim, você terá toda a assistência que precisar em caso de urgência ou emergência médica.

Outra diferença importante é que os seguros de saúde não podem ser administrados por hospitais ou clínicas médicas. O objetivo é não privilegiar nenhum serviço ou profissional, limitando as escolhas dos clientes. Por outro lado, se você quiser economizar, o seguro saúde conta com profissionais e serviços já conveniados. De acordo com as opções que você contratar, é possível usar esses serviços sem ter que pagar por eles, os custos já estão cobertos pelo seguro.

 

O Hospital Presidente atende uma grande variedade de planos e seguros de saúde. O objetivo é oferecer o melhor atendimento médico e hospitalar para os moradores da Zona Norte. Para agendar uma consulta, basta ligar para Ana Paula no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085, ou enviar um e-mail para [email protected].

 

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *