fbpx

Profissionais da saúde: quando a opção pela vida fala mais alto

profissionais-da-saúde

Hospital Presidente homenageia profissionais da saúde que enfrentam a pandemia todos os dias para salvar vidas

 

Os profissionais de saúde se desdobram em uma rotina de muito esforço para enfrentar a pandemia. Para agradecer aos seus profissionais, o Hospital Presidente preparou uma homenagem especial. O obrigado é para todos, mas há parabéns especiais para a enfermagem, pois seu dia internacional é celebrado durante o mês de maio. Conheça essa iniciativa no texto a seguir.

 

O verso do Hino Nacional “Verás que um filho teu não foge à luta” retrata muito bem a união e a força do time do Hospital Presidente no enfrentamento da pandemia de covid-19. A realidade dos profissionais de saúde no Brasil tem sido bastante exaustiva desde a chegada do novo coronavírus, no ano passado. São longas jornadas, muita dedicação e a dor de enfrentar um inimigo poderoso que rouba vidas o tempo todo.

Esta guerra talvez seja mais dura em ambientes como o Hospital Presidente, onde a humanização do atendimento aproxima profissionais, pacientes e famílias. Afinal, vidas não são números e não são as estatísticas que levam nossos profissionais a deixar suas casas todos os dias num momento tão difícil como o que vivemos. É o amor. Amor por cuidar, por ajudar. Amor pelo que se faz e pela profissão que foi escolhida.

Para homenagear e motivar nosso time, o Hospital Presidente reuniu um pequeno exército no elevador principal. Funcionários de diferentes áreas, que lutam unidos para salvar vidas, foram retratados em um dos ambientes centrais do hospital.

Médicos, profissionais de enfermagem, administração, segurança, limpeza e outros fizeram parte da ação. E a emoção tocou a todos! Mais do que isso, tal reconhecimento impulsiona esses valiosos colaboradores, que têm o desafio de vencer a covid-19 todos os dias.

 

Maio: a enfermagem nos holofotes

Maio é o mês da enfermagem. No dia 12 celebra-se o Dia Internacional da Enfermagem e dia 20 é o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Mas, existe diferença entre essas profissões? Existe, sim. Podemos fazer uma comparação parecida como a existente entre médicos e cirurgiões. Os dois profissionais são médicos, mas só os cirurgiões estão preparados para atuar no centro cirúrgico.

Os enfermeiros são profissionais graduados, com cinco anos de formação acadêmica. Estão preparados para atuar em situações de emergência e de alta complexidade. São também os responsáveis por coordenar toda a equipe de enfermagem, composta por técnicos, auxiliares e outros enfermeiros.

Os técnicos em enfermagem recebem formação técnica, sem a necessidade de se graduar na faculdade. Eles podem atuar em atendimentos de alta e média complexidade, mas sempre com a supervisão e presença de um enfermeiro.

Já os auxiliares também recebem formação técnica, mas voltada principalmente para esterilizar equipamentos, fazer curativos, aplicar vacinas, administrar medicamentos e higienizar pacientes. O auxiliar atua sempre em quadros de baixa complexidade.

Mais do que hierarquia e status, esses profissionais se dividem para cuidar de todos os pacientes. Nos casos de internação, por exemplo, enquanto os médicos fazem apenas a visita no início da manhã e da noite, a equipe de enfermagem acompanha o paciente durante todo o dia. São esses profissionais que estão mais próximos do paciente e de suas famílias. São os elos fundamentais para o atendimento humanizado, que resulta em uma recuperação mais rápida, desejada por todos.

 

Obrigado a todos!

 

A pandemia nos trouxe muitas perdas e momentos difíceis, mas, também, grandes vitórias, que foram possíveis apenas com a soma dos esforços de cada um. A agilidade na recepção, a eficiência na triagem, o diagnóstico preciso, a dedicação nos cuidados e, principalmente, a vontade de salvar vidas. Com esses diferenciais, o time do Hospital Presidente age como uma orquestra, onde todos atuam em uníssono. O objetivo é a mais bela harmonia – a vitória da vida.

Parabéns a cada um! E nossa mais sincera e profunda gratidão.

 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *