fbpx

Maio Vermelho: um mês de luta contra o câncer de boca

câncer de boca

Campanha quer alertar sobre alta incidência da doença e sua prevenção.

 

Você sabia que usar protetor solar nos lábios ajuda a evitar o câncer de boca? A doença é mais comum do que se imagina e é possível diminuir o risco com algumas atitudes simples. Saiba como no texto a seguir.

 

O câncer é uma doença silenciosa. Os cientistas ainda não sabem explicar por que as células passam a se multiplicar descontroladamente, mas já se sabe que quase sempre é um processo lento e essa é uma das nossas maiores defesas.

 

Visita anual ao dentista

Todo mundo sabe que deve visitar o dentista uma vez por ano para um check-up nos dentes. O que muita gente esquece é que essa visita é importante para toda a saúde bucal.

Os sintomas iniciais do câncer podem ser pequenas feridas que demoram a cicatrizar. São mais comuns nos lábios, na língua e sob a língua. Alterações na cor e na espessura das mucosas e da língua são outros sintomas comuns. Nos casos mais avançados, pode existir mau hálito, sangramento e dor.

Não adie a visita à cadeira do dentista. Ele é o profissional que melhor pode analisar a sua boca e detectar algum possível perigo.

 

Protetor solar: também tem que usar na boca!

Muitas pessoas já adotaram o uso diário do protetor solar facial. É preciso também usar um protetor labial todos os dias. A pele que recobre os lábios é muito delicada e ainda mais sensível à radiação solar, mesmo nos dias nublados.

Esse cuidado não pode fazer parte só da rotina de beleza das mulheres, já que é entre os homens que o câncer de boca é mais comum. Segundo o IMED, no Brasil o câncer de boca é o quinto tipo mais comum entre o sexo masculino e o sétimo entre as mulheres.

 

Cigarro: o maior vilão

Na verdade, não apenas o cigarro, mas todas as formas de consumo de tabaco, como cigarro eletrônico, charuto e o narguilé são prejudiciais à boca.

O cigarro é tão agressivo que alguns especialistas acreditam que é exatamente por causa dele que os homens são mais atingidos por esse tipo de câncer. É preciso parar de fumar e também reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, assim como adotar uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente.

 

Às vezes não tem cura, mas sempre tem tratamento

Muitas pessoas se assustam diante de um sintoma suspeito e temem procurar ajuda com medo de um diagnóstico fatal. Essa atitude só ajuda a agravar a saúde. Quanto mais cedo você recebe o diagnóstico, maiores são as chances de se curar e também de poder receber um tratamento menos agressivo e com menos efeitos colaterais.

É por isso que o Ministério da Saúde faz recomendações como o autoexame das mamas e a visita anual ao dentista. O diagnóstico precoce só não salva mais vidas do que as medidas de prevenção, mesmo as mais simples, como usar protetor solar nos lábios.

 

Se você notar qualquer sintoma diferente, não deixe de procurar orientação médica. Em casos graves, busque ajuda imediatamente. O Hospital Presidente oferece atendimento 24 horas para toda a Zona Norte. Não é preciso agendar. O endereço é Avenida Nova Cantareira, 2.398, bem próximo à estação de metrô Tucuruvi.

 

 

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *