fbpx

Check-up médico: não deixe para depois

Check-up médico

Quatro motivos para fazer um check-up médico e investir na sua saúde agora

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o acompanhamento contínuo da saúde. A orientação não é só para quem monitora doenças crônicas, como diabetes e hipertensão: jovens, adultos e idosos saudáveis devem fazer check-up médico regularmente para evitar o agravamento de doenças. Entenda melhor quais são os benefícios do check-up neste texto.

 

Cuidar da saúde é fundamental. É preciso encontrar tempo entre os compromissos profissionais e os cuidados com a família. Fazer exercícios e manter uma alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras, é muito importante, mas, é preciso também saber como está a sua saúde.

Os especialistas recomendam realizar uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem a cada dois anos. Se há fatores de risco, como colesterol alto ou histórico de doença familiar, o intervalo ideal é anual.

A avaliação cuidadosa da sua saúde é o resultado óbvio, mas o check-up médico proporciona ainda outros benefícios.

 

  1. Prevenção de doenças

Muitas doenças se desenvolvem silenciosamente, sem provocar qualquer sintoma durante anos. Quando os primeiros sinais de alerta surgem, a doença já está instalada. O tratamento será mais rigoroso e com mais efeitos colaterais. Encontrar os primeiros sinais de hipertensão pode permitir a regulação da sua pressão antes que ela traga qualquer surpresa inesperada, como um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.

 

  1. Construção do seu histórico de saúde

Cada pessoa é única. Entender como o seu organismo funciona e evolui ao longo dos anos tem um valor que se pode calcular. Ajuda a prevenir doenças proporciona mais qualidade de vida e mais anos de vida também. Se você descobre que ano a ano seus níveis de açúcar estão se elevando, identifica-se um risco de diabetes e é possível agir antes que a doença chegue.

 

  1. Estreitamento da relação médico-paciente

A Medicina moderna parece ter apagado aquela antiga figura do médico da família. Muitos pacientes se queixam de que a relação entre médico e paciente é muito fria. Ter um mesmo profissional ao seu lado, acompanhando a sua saúde ao longo dos anos, aproxima seu médico de você e o ajuda a compreender melhor a dinâmica de funcionamento do seu corpo e da sua saúde.

 

  1. Mais energia e disposição

É comum sentir mais cansaço e menos disposição em alguns momentos. Esse desânimo pode ser causado por certo desequilíbrio nutricional ou hormonal. É possível que o organismo se reequilibre sozinho, mas é mais rápido se recuperar com um médico que acompanha sua saúde com regularidade.

Ele consegue perceber melhor se há uma redução de vitamina D ou de algum hormônio, mesmo que os indicadores estejam dentro da faixa considerada normal. Mesmo sendo uma taxa-padrão para a média da população, o seu médico vai saber que há algo errado com você, no conjunto do seu organismo, e como corrigir isso o mais rapidamente possível. E o melhor: as chances de que o quadro se agrave até o desenvolvimento de outros sintomas ou doenças é muito menor.

 

O Hospital Presidente conta com médicos de diversas especialidades para o seu check-up. Eles indicarão os exames necessários de acordo com a sua idade e histórico de saúde. Oferece também um moderno centro de diagnósticos, permitindo que você realize todos os exames no próprio hospital. Para agendar uma consulta é só ligar para a Ana Paula, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085, ou enviar um e-mail para [email protected].

 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *