fbpx

Cinco dicas para cuidar dos olhos

Cinco dicas para cuidar dos olhos

 

10 de julho é o Dia Internacional da Saúde Ocular

 

Perder a visão é uma situação que assusta a todos. Mesmo assim, as pessoas não cuidam dos olhos até que percebem que não estão mais enxergando como antes. Saiba por que esse pode ser um erro grave e aprenda também como cuidar dos olhos com dicas muito simples no texto a seguir.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que 75% dos problemas com a visão poderiam ser evitados. São quase 40 milhões de pessoas que ficaram cegas e mais de 240 milhões que têm alguma deficiência visual porque não receberam o diagnóstico a tempo. 

 

Isso é fácil de explicar, já que muitas doenças oculares desenvolvem-se silenciosamente, sem qualquer sintoma. É o caso do glaucoma, condição que eleva a pressão intraocular e pode levar a pessoa a perder a visão. Quando os primeiros sinais de visão turva surgem, a pressão elevada já afetou a estrutura dos olhos de forma irreversível. Em alguns casos é possível impedir o avanço da doença, mas recuperar a visão perdida, não. 

 

Oftalmologista: o guardião dos seus olhos

 

Nem sempre não precisar de óculos significa que está tudo bem. O oftalmologista é o médico especialista que pode diagnosticar e tratar distúrbios muito antes que eles comecem a se agravar. 

 

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda uma consulta de avaliação na infância. O momento ideal pode ser quando a criança começa a aprender a ler e escrever. A segunda visita essencial é para avaliar a saúde ocular na idade adulta, e deve acontecer entre os 30 e 40 anos. 

 

Nessa faixa etária, algumas outras patologias passam a ser mais comuns, como a miopia. Há estudos que relacionam o aumento do uso de telas, como celular e computador, com uma explosão de miopia. Não é preciso se assustar. A miopia exige apenas o uso de óculos.

 

Já a partir dos 40 anos, a visita ao oftalmologista deve ser anual. Os olhos também envelhecem e sofrem com doenças sistêmicas, como a pressão alta e o diabetes.   

 

Dicas

 

Você sabe como cuidar dos seus olhos? Se a resposta for “não”, fique tranquilo, porque é bastante simples. Veja algumas dicas a seguir. 

 

  1. Proteja seus olhos dos raios UV, especialmente nos dias mais ensolarados. Jamais olhe diretamente para o sol, sem a proteção adequada. Também não se devem usar óculos de sol não certificados, comprados em camelôs, por exemplo.

 

  1. Muita gente tem por hábito coçar os olhos. Não faça isso! Mesmo sob a pálpebra, o globo ocular pode ser machucado. Fazer isso constantemente pode até alterar o formato do globo, provocando uma doença chamada ceratocone. 

 

  1. Os olhos são órgãos muito delicados. Para sua limpeza, use apenas água e sabão. Sabonete líquido neutro ou com glicerina são ótimas opções. Também não use colírios ou soro fisiológico sem a recomendação médica. Pode parecer uma atitude inofensiva, mas não é. 

 

  1. Os olhos são lindos, mas as mulheres gostam de embelezá-los com maquiagem. Claro que é permitido, mas atenção à validade dos produtos. É recomendável também fazer um teste de sensibilidade antes de usar uma nova maquiagem. É só passar um pouquinho no pulso ou atrás da orelha e esperar até o outro dia. Se não aparecer nenhuma reação como vermelhidão ou coceira é seguro usar. E atenção: não se devem dividir produtos de beleza e maquiagem com amigas e nem mesmo com familiares para evitar contaminação. 

 

  1. A última dica é para cuidar da saúde como um todo. Boa alimentação e exercícios ajudam a controlar doenças, como hipertensão e diabetes, dois inimigos silenciosos da visão. 

 

Para fazer um check-up oftalmológico, você pode contar com os especialistas do Hospital Presidente.   É só ligar para a Ana Paula, no telefone: (11) 2261-6611, ramal 1085. Você também pode enviar um e-mail para [email protected]

Leia também:

 

 

Palavras-chaves

 

 

  • Saúde ocular
  • Glaucoma
  • Cegueira
  • Miopia
  • Cuidado com os olhos
  • Dia da Saúde Ocular

 

 

Referências

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *