fbpx

Geriatria no Hospital Presidente

Geriatria é a nova especialidade no Hospital Presidente

 

Já é possível agendar consultas de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas

 

O ambulatório do Hospital Presidente tem uma nova especialidade de atendimento: a Geriatria. A doutora Rosiany Aparecida Oliveira Robler chefia uma equipe altamente capacitada para elevar a qualidade de atendimento à terceira idade na Zona Norte. Entenda qual é o papel desses especialistas no envelhecimento saudável no texto a seguir.

 

Engana-se quem pensa que o geriatra é o profissional que só cuida de idosos doentes. É o mesmo que pensar que só se leva um bebê ao pediatra se ele estiver mal. Na verdade, leva-se o bebê ao pediatra para acompanhar seu desenvolvimento e receber orientações para o crescimento. Assim devem ser as consultas com o geriatra, a partir dos 60 anos, como recomenda a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 

 

O primeiro desafio do geriatra é proporcionar um envelhecimento saudável. Ele é o profissional mais capacitado para compreender as alterações do organismo na terceira idade e, claro, antecipar problemas, com orientações claras sobre o que é importante fazer para preservar o bem-estar e a autonomia. 

 

É por isso que cada vez mais adultos começam a buscar essa especialidade, após os 40 anos. O objetivo dessas pessoas é um só: acompanhar o envelhecimento o mais cedo possível, para assegurar uma velhice com mais saúde. Afinal, entender as mudanças que acontecem com o corpo e aprender a lidar com elas é uma forma mais leve de se preparar para o futuro. 

 

Outros desafios

 

O tempo traz alguns desgastes já esperados ao nosso corpo. Veja quais são os mais comuns: 

 

Osteoporose – a perda de massa óssea é natural com o passar dos anos , mas ninguém está condenado a terminar os dias confinados à cama. O geriatra pode indicar medicamentos e exercícios para fortalecer os ossos e os músculos, melhorando o equilíbrio; 

 

Cuidados com a memória – o esquecimento provocado por doenças como o Alzheimer é outro grande medo para a maioria das pessoas. Por isso, as consultas com o geriatra são mais demoradas, para permitir aprofundar as avaliações físicas e cognitivas realizadas no consultório, assim o especialista consegue agir diante dos primeiros sintomas, melhorando a qualidade de vida das pessoas;

 

Gerenciamento de especialidades – com o avanço da idade e das doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, é comum que os tratamentos aconteçam ao mesmo tempo. O geriatra é o responsável por coordenar a interação de remédios, evitando riscos e efeitos colaterais. 

 

O que é a Gerontologia?

 

A Gerontologia é a ciência do envelhecimento que inclui várias especialidades médicas, como a Geriatria, e outras áreas do conhecimento, como as Ciências Sociais. O objetivo é entender o processo de envelhecimento e encontrar soluções para elevar a qualidade de vida de todos. 

 

Agora, o Hospital Presidente oferece também a Geriatria entre suas especialidades. As consultas podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Basta ligar para a Ana Paula, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Você também pode enviar um e-mail para [email protected]

 

Leia também:

 

 

Palavras-chaves

 

  • Idoso
  • Terceira idade
  • Geriatria
  • Gerontologia 

 

Referências

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *