fbpx

Medicamento tem hora certa!

Medicamento tem hora certa! 

 

Medicamento tem hora certa! Lembrar de tomar o remédio na hora indicada pelo médico pode ser desafiador, mais ainda quando o paciente é idoso. Contrariar essa regra, porém, pode causar danos à saúde. Selecionamos aqui algumas dicas para ajudar a não perder o horário 

Ter boa memória é privilégio de alguns e a capacidade de lembrar de todos os compromissos diários declina com a idade. No caso dos medicamentos não é diferente. Tomar o remédio no horário certo é a garantia de que ele vai surtir o efeito esperado.

Existem medicamentos que devem ser ingeridos após as refeições, outros antes ou durante e há ainda os que só fazem efeito se tomados em jejum. Quanto maior for a lista de remédios, mais complicado fica se programar e controlar os horários. Pequenos truques podem ajudar a tornar essa tarefa mais fácil. Conheça-os: 

Auxiliares de memória – Ideais para idosos, que não podem perder o horário dos vários remédios que tomam diariamente. Eles próprios ou seus cuidadores podem criar uma tabela com os nomes dos medicamentos, dosagens e horários e colocar em algum local bem visível, de acesso constante. A porta da geladeira, por exemplo, é um dos mais indicados. Sempre que a pessoa quiser buscar uma bebida ou fruta guardada no refrigerador, irá deparar com a tabela.

Porta-medicamentos A caixa de medicamentos é ideal para guardar os comprimidos na quantidade e na dosagem diária. A maioria vem com cores diferentes, para facilitar a identificação do remédio. Elas podem ser encontradas facilmente pela internet, com capacidades para uma semana, uma quinzena ou até um mês. 

Práticas, essas caixas organizadoras ocupam pouco espaço e são fáceis de levar na bolsa ou na frasqueira, em caso de viagem.

Aplicativos de celular – As lojas virtuais de celulares oferecem diversos aplicativos que avisam a hora de tomar o remédio, gratuitamente. Eles são fáceis de baixar e usar. Você pode colocar o nome do medicamento, a dose e o horário, e o aplicativo é acionado automaticamente na hora certa. Para conhecer uma lista de aplicativos selecionados, acesse aqui. 

 

Aproveite o melhor dos seus medicamentos

Antes de usar qualquer medicamento é importante conversar com o médico para entender por que ele foi indicado, qual é o efeito esperado, suas restrições, benefícios e efeitos colaterais. 

É importante, também, guardar o medicamento em local adequado e protegido, longe das crianças, e jamais tomar remédios fora do prazo de validade

Veja aqui algumas dicas para aproveitar o melhor dos medicamentos:

  • Mantenha uma lista com todos os problemas de saúde e alergias que podem impedir você de tomar algum medicamento;
  • Entenda como cada medicamento deve ser tomado: se com alimentos ou em jejum, quantas vezes ao dia, horários e, principalmente, quando você deve parar de tomar;
  • Saiba o que fazer no caso de esquecer de tomar uma dose;
  • Jamais pare de tomar remédios sem o consentimento do seu médico;
  • Por mais que um amigo tenha problemas iguais ao seu, não tome o mesmo remédio sem antes consultar um especialista;
  • Fique de olho na validade dos medicamentos. Caso estejam fora do prazo, descarte-os adequadamente. Em São Paulo, várias farmácias e drogarias estão habilitadas a receber remédios vencidos. Eles podem ser entregues também em qualquer unidade básica de saúde (UBS). 

O Hospital Presidente realiza atendimento ambulatorial em mais de 20 especialidades médicas. Lembre-se: somente um médico é capaz de diagnosticar adequadamente o seu problema de saúde e prescrever o medicamento correto. Para agendar uma consulta, basta ligar para a Ana Paula, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, você pode enviar um e-mail para [email protected].

 

Leia também:

Remédio tem hora certa

Geriatria no Hospital Presidente

 

Palavras-chaves

– Remédio

– Idoso

– Aplicativo de remédio 

 

Referências: 

https://drogariasantoremedio.com.br/saude-do-idoso/

https://eurofarma.com.br/artigos/a-importancia-de-tomar-remedio-na-hora-certa-inclusive-para-idosos

https://www.minhavida.com.br/saude/listas/30638-5-aplicativos-ajudam-a-lembrar-a-hora-de-tomar-remedio

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/vigilancia_sanitaria/index.php?p=312129

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *