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O verão chegou: é hora de se preocupar com a alimentação

O verão chegou: é hora de se preocupar com a alimentação

O “projeto verão” não pode incluir somente sol e malhação. É preciso cuidar também do que comemos para garantir a saúde nos meses mais quentes do ano.

 

Considerada por muitos a época mais esperada do calendário, o verão traz a alegria dos dias mais longos e noites mais curtas, com temperaturas mais altas, convidativas às férias e passeios ao ar livre. Para aproveitar a estação ao máximo, há quem comece a preparação já na primavera. Academia e alimentação controlada entram na rotina, para chegar à praia ou ao clube com o corpo em forma. 

A maioria, porém, se deixa levar pelo desejo de ingerir mais líquidos, geralmente acompanhados de petiscos que engordam, além de sorvetes. Mas há os alimentos mais indicados para a estação. Saiba neste texto quais são eles e porque devemos ficar de olhos bem abertos para o que podemos ou não comer no verão. 

O que comer na praia?

Muitas pessoas optam por levar comida de casa para a praia, enquanto outras preferem petiscar e almoçar em quiosques no local. O importante é focar em consumir frutas, verduras e legumes, pois auxiliam na hidratação e na reposição de sais minerais que são perdidos com o suor. Para os que levam o lanche de casa, a dica é colocar tudo em uma sacola térmica, mantendo assim a qualidade dos produtos. Alguns alimentos ótimos são:

  • Frutas com alto teor de água – Melancia, abacaxi, tangerina e melão são excelentes escolhas e funcionam como sucos naturais
  • Saladas cruas com diversos tipos de vegetais – Couve, alface, chicória, agrião, nabo, rabanete, cenoura, pepino e tomate ajudam a enganar a fome e são diuréticas
  • Frutas desidratadas – Pode ser um mix com damasco, uva-passa, tâmara e ameixa seca. Essa dica é para quem leva os alimentos de casa, pois em quiosque são mais difíceis de encontrar 
  • Sucos naturais – Uma ótima opção, principalmente para substituir o refrigerante. 
  • Sanduíche natural – Excelente opção de refeição, especialmente se conter folhas com queijo branco, atum ou frango. Alimenta bem e é saudável 
  • Água de coco – Para ser ingerida à vontade. Hidrata e é rica em vitaminas e sais minerais
  • Queijo coalho – Um espeto contém 4 vezes mais calorias do que o queijo prato ou o provolone, então, nada de excesso. Fique de olho também na higiene. Se levar de casa, cuide para que seja mantido em embalagem refrigerada
  • Açaí – De modo geral, o açaí não engorda quando consumido corretamente. O problema do açaí na tigela é a adição de xarope de guaraná. Esse ingrediente aumenta os níveis de insulina no corpo, estimulando o estoque de gordura
  • Sorvete – Picolés à base de fruta e água são indicados, mas somente desse tipo. Os feitos com leite devem ser evitados. 

O que não é bom comer na praia? 

Em primeiro lugar, observe bem o local onde você vai pedir sua comida ou bebida. Veja com cuidado se as condições de higiene estão adequadas, se os alimentos são conservados em locais limpos e como eles são preparados. É melhor pedir alimentos cozidos, que apresentam menor probabilidade de contaminação.  

Portanto, não se deve consumir na praia:

  • Salgados prontos, mantidos em estufas – Por mais que estejam cozidos, não é bom manter esses alimentos embaixo do sol o dia todo
  • Camarão no espeto – Mantidos por muito tempo sob o sol apresentam alto risco de contaminação
  • Raspadinha – Dificilmente você vai ver o gelo armazenado em um local higienizado e os aparelhos para raspagem em perfeitas condições. Assim, é melhor fazer em casa e levar. 
  • Pastel – Deve ser evitado por ser de difícil digestão, ter alto valor calórico e não se saber quando o óleo foi trocado 

Praia combina com peixes e frutos do mar, posso comer tranquilo?

No verão sempre bate aquela vontade de comer peixes e frutos do mar, e claro, vem a dúvida se fazem bem e se é seguro comê-los. O peixe é uma ótima fonte de proteínas e ômega 3, e os frutos do mar têm vitaminas do complexo B e minerais. Se forem armazenados em lugares refrigerados e preparados com higiene, podem comer à vontade.  

Dicas para passar um verão tranquilo e sem problemas de saúde

Veja aqui algumas dicas e cuidados bem simples para aproveitar o verão e se manter saudável nessa época do ano:

  • Evite porções grandes – Com as temperaturas elevadas, o nosso sistema digestivo fica mais lento, por isso mastigue devagar e dê preferência à fórmula muitos vegetais e pouco carboidrato. 
  • Maneire no consumo de sal e açúcar – O calor excessivo ajuda na retenção de líquidos, inchando o corpo. O sal e o açúcar pioram esse quadro, além de aumentarem a pressão arterial 
  • Cuidado com o álcool – Muita bebida alcoólica pode levar à desidratação, especialmente em dias de muito calor. Procure sempre combinar um copo de água entre um drinque e outro. 
  • E por fim, hidrate-se – Tome muita água, água de coco ou outras bebidas que não tenham açúcar em excesso e possam hidratar o corpo. Mantendo-o hidratado, você estará se prevenindo de doenças. 

Se estiver com seu check-up atrasado e quiser renovar para viajar e desfrutar do verão em segurança, procure o Hospital Presidente. São mais de 20 especialidades ambulatoriais, com um moderno Centro de Diagnósticos, bem pertinho do metrô Tucuruvi. 

Para agendar uma consulta, é só ligar para a Ana Paula, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, você pode enviar um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br

 

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Palavras-chave

– Verão

– Alimentos de verão

– Praia 

 

Referências: 

https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/alimentos-para-verao/

https://www.danonenutricia.com.br/adultos/alimentacao/alimentos-verao-o-que-consumir-evitar

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