fbpx

Semana da Enfermagem-2022

 A enfermagem é formada por profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano, e oferece assistência integral, de qualidade e humanizada ao paciente

 

A Semana da Enfermagem é celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A semana tem como objetivo, consagrar a classe e suas diferentes categorias profissionais.

Para comemorar a data, nos dias 12 e 13 de maio, o Hospital Presidente realizará um café da manhã especial, em homenagem aos profissionais de enfermagem. Cada um deles ganhará um oxímetro (aparelho que mensura a saturação de oxigênio no sangue), além de um ciclo de palestras sobre desenvolvimento pessoal e profissional.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco do profissional de enfermagem e suas categorias.

O enfermeiro

 Para ser enfermeiro, o indivíduo necessita realizar graduação de enfermagem, com duração em média de 5 anos, após o término da graduação ele deverá se submeter ao órgão de classe da categoria, onde será validado e certificado para atuação como enfermeiro.

O enfermeiro poderá se especializar na área de maior interesse após a conclusão da graduação. Este profissional pode atuar em diversas áreas, como: oncologia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cardiologia, nefrologia, atendimento de urgência e emergência, auditoria, qualidade, entre outros.

O enfermeiro é qualificado após formação para o processo de gestão da equipe, gestão da unidade, gestão de recursos materiais médicos e através do conhecimento técnico cientifico ele é o responsável pela prescrição do cuidado de enfermagem, utilizando o instrumento de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

Este instrumento norteia a equipe de auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem no processo de cuidar através da prescrição do enfermeiro e estabelece critérios sistematizados de forma que o paciente seja integralmente avaliado.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem contempla 5 fases: coleta de dados ou histórico de enfermagem, diagnostico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem.

O enfermeiro também complementa a equipe interdisciplinar, formada por diversas categorias profissionais como médico, nutricionista, farmacêutico, responsáveis pelas discussões de casos e condutas, programando assim o plano terapêutico de forma integrada e individualizada para cada paciente, visando a sua melhor recuperação.

 

Auxiliar e Técnicos de Enfermagem

Para ser um profissional auxiliar ou técnico de enfermagem, o indivíduo necessita realizar um curso de nível médio especifico da área, com duração em torno de um a dois anos e após ser submetido ao órgão de classe terá validação e certificação para atuação na área.

Este profissional poderá atuar em diversas áreas, como: pediatria, nefrologia, atendimento de urgência e emergência, ambulatórios, hospitais, centros de diagnósticos por imagem, entre outros. O auxiliar ou técnico de enfermagem compõe a equipe de enfermagem e são profissionais fundamentais para o processo de cuidado e recuperação.

O profissional de enfermagem esta presente em todas as fases da vida do indivíduo, participando integralmente da equipe de saúde interdisciplinar e de todos os processos de assistência à saúde.

Este profissional é habilitado para atuar na assistência direta ao paciente, fornecendo cuidados como, banho e higiene, punção venosa periférica,  administração de medicamentos, realização de curativos e cuidados  pré  e pós operatórios, executando a prescrição de enfermagem e médica conforme o plano de cuidados estabelecido para cada paciente auxiliando no sucesso de sua recuperação.

 

Atendimento humanizado

 A enfermagem preconiza o atendimento humanizado e individualizado, priorizando o cuidado baseado nas melhores práticas da assistência, integrando a família no processo do cuidar. Faz parte do processo de cuidar o acolhimento dos familiares, orientação e educação para recuperação durante a internação e no momento da alta do paciente.

 

Comemoração no Hospital Presidente

Para comemorar a data, nos dias 12 e 13 de maio, o Hospital Presidente realizará um café da manhã especial em homenagem aos profissionais de enfermagem. Além de serem presenteados com oxímetro, eles vão participar de um ciclo de palestras sobre desenvolvimento pessoal e profissional.

As palestras serão ministradas por profissionais das áreas de enfermagem, recursos humanos, hotelaria e artes marciais. O objetivo é oferecer uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre saúde mental, terapias holísticas, autocuidado, autoconhecimento, gerenciamento de resíduos e defesa pessoal.

O Hospital Presidente conta com um corpo de enfermagem de primeira linha, atendendo Pronto Atendimento (PA), Unidade de Terapia Intensiva UTI,  Internação Clínica Médica Cirúrgica, Centro Cirúrgico e Central de Material e esterilização.

O PA funciona os 7 dias da semana, 24h por dia. Já o ambulatório oferece consultas em diversas especialidades médicas. O Hospital conta ainda com um completo e moderno centro de diagnóstico por imagem, onde o paciente pode realizar todos os exames com conforto e comodidade, sem precisar sair do local.

Para agendar uma consulta, basta ligar para a Ariana, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, pode enviar um e-mail para.

 

Palavras-chave

 Enfermeiro

Enfermagem

Semana da Enfermagem

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/05/13/enfermagem-e-o-seu-o-papel-dentro-do-hospital/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/05/10/profissionais-da-saude-quando-a-opcao-pela-vida-fala-mais-alto/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2013/05/30/hospital-presidente-realiza-semana-da-enfermagem/

 

Referências

https://bvsms.saude.gov.br/12-5-dia-internacional-da-enfermagem-2/

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-faz-um-enfermeiro/.

http://www.cofen.gov.br/decreto-n-9440687_4173.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *