fbpx

Hospital Presidente promove Semana da Higienização das Mãos

 

Iniciativa visa a estimular os profissionais de saúde a higienizar as mãos com frequência para diminuir os riscos de infecções no ambiente hospitalar

 

O Hospital Presidente realizou, entre os dias 2 e 5 de maio, a Semana da Higienização das Mãos. O objetivo da iniciativa foi conscientizar e estimular os profissionais de saúde sobre a importância de manter as mãos livres de microrganismos, higienizando-as de modo correto e com frequência, para diminuir os riscos de infecções hospitalares.

A data foi escolhida para coincidir com o Dia Mundial da Higiene das Mãos, comemorada no dia 5 de maio. Ela foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos e proteger tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções nos serviços de saúde.

Com o mote, “Não mascare a sujeira, lave as mãos”, a campanha do Hospital Presidente utilizou comunicados para detalhar o procedimento correto de higienização das mãos, composto de 8 passos, além de verdades e mentiras sobre o tema. Conheça os 8 passos da higienização das mãos e coloque em prática este hábito:

– Deixe a água escorrer e evite contato com a pia;

– Aplique o sabonete, líquido ou em barra, até cobrir toda a superfície das mãos;

– Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;

– Esfregue a palma da mão contra o dorso da outra mão, entrelaçando os dedos;

– Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma de outra mão, segurando os dedos com movimento vai e vem;

– Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, em movimentos circulares;

– Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita (fechada em concha) em movimentos circulares;

– Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando o procedimento pela mão e seguindo pelo punho;

A campanha utilizou também recursos pedagógicos para comunicar o tema de maneira lúdica e divertida. Foram utilizados um painel colorido em forma de asas como suporte para fotografias, quizz de perguntas e respostas com premiação de brindes, avental personalizado com o tema, cartazes com mãos em EVA (Etileno Acetato de Vinila, em português) nos postos de trabalho e paródia musical com o tema.

 

Prevenção de infecções hospitalares

Desde 1846, a higienização das mãos é considerada a mais importante arma para reduzir a transmissão de infecções nos serviços de saúde. Foi o médico húngaro Ignaz Philip Semmelweis, por meio de um estudo experimental com médicos, estudantes de medicina e puérperas, que comprovou a íntima relação entre a higiene das mãos e a menor incidência de infecções nos serviços de saúde.

No Hospital Presidente, para diminuir os riscos de infecções hospitalares, os comunicados ressaltaram a importância da higienização das mãos antes do início de procedimentos de enfermagem, invasivos ou não-invasivos, e na promoção de cuidados a pacientes de alto risco.

De um modo geral, o recomendado é higienizar as mãos antes de tocar o paciente, antes da realização de procedimento limpo/asséptico, após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

Nos procedimentos invasivos, a higienização das mãos deve ser realizada imediatamente antes e depois do contato direto ou indireto com membrana mucosa, pele não-íntegra, (com presença de dermatite, feridas abertas, escaras, entre outros) ou dispositivos invasivos (como cateteres, sondas e drenos) do paciente.

O Hospital Presidente conta com um Pronto Atendimento (PA), que funciona 24h por dia e 7 dias por semana. Conta também com uma equipe de enfermeiros e especialistas capazes de auxiliar em todos os procedimentos, além de um completo e moderno centro de exames, para maior conforto e comodidade.

Caso prefira agendar uma consulta, basta ligar para a Ariana, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, pode enviar um e-mail para.

 

Palavras-chave

Higienização das mãos

Infecções hospitalares

Procedimentos de enfermagem

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/05/03/5-de-maio-dia-mundial-de-higienizacao-das-maos/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/04/29/seguranca-do-paciente-mais-do-que-lei-e-nossa-maior-prioridade/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/05/13/enfermagem-e-o-seu-o-papel-dentro-do-hospital/

 

Referências

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pdf

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/prevencao-e-controle-de-infeccao-e-resistencia-microbiana/5-de-maio-dia-mundial-da-higienizacao-das-maos#:~:text=5%20de%20maio%20de%202021,o%20SARS%2DCoV%2D2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *