fbpx

Urologistas do Hospital Presidente participam do AUA Anual Meeting, em Nova Orleans, nos Estados Unidos

 

O evento visa a compartilhar pesquisas inovadoras, os últimos avanços e novas diretrizes da medicina urológica para especialistas de todo o mundo

 

Entre os dias 13 e 16 de maio, o coordenador do serviço de urologia do Hospital Presidente, Dr. Raphael de Jesus Moreira, e os médicos urologistas Dr. Claudio Queiroz Guimarães e Dr. Vinicius Terra Porfirio participaram do AUA Anual Meeting, realizado pela American Urological Association (AUA), em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

O AUA Annual Meeting reúne profissionais de urologia de todos os continentes para participarem do maior encontro de urologistas do mundo. Nesse encontro, são apresentadas pesquisas inovadoras, os últimos avanços da área e novas diretrizes para a medicina urológica.

 

A American Urological Association (AUA) sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de atualização científica; a entidade realiza diversos eventos educacionais ao longo do ano para promover o acesso ao conhecimento aos especialistas em urologia.

Os médicos participaram do evento com o objetivo de conhecer as novidades do setor para atualizar as práticas médicas de urologia do Hospital Presidente.

 

Pesquisa científica na área de uroginecologia

Desde 2020, o Dr. Raphael de Jesus Moreira está coordenando uma pesquisa científica em uroginecologia, subespecialidade médica que trata do sistema urinário feminino. O objetivo é avaliar o tratamento do prolapso uterino em estágio avançado em pacientes do Hospital Maternidade Escola Vila Nova Cachoerinha, em São Paulo.

O estudo está sendo realizado em parceria com um dos maiores especialistas da área, o médico urologista Dr. Howard Goldman, da Cleveland Clinic, em Cleveland, nos Estados Unidos. O Cleveland Clinic é considerado um dos melhores hospitais do mundo e atualmente é referência em urologia e cardiologia.

Em março de 2021, os dois especialistas publicaram um artigo sobre o mesmo tema, que relatou o acompanhamento médico feito por telemedicina em pacientes mulheres tratadas para incontinência urinária.

O artigo foi publicado em Revista Internacional de Uroginecologia, uma publicação mensal da Associação Internacional de Uroginecologia. O estudo foi realizado por 12 meses e acompanhou pacientes do Brasil, Estados Unidos, Itália e China.

Anteriormente ao início da pandemia e a utilização efetiva da telemedicina como meio de comunicação alternativo entre médico e paciente, os especialistas já estudavam a segurança e eficácia do uso desta tecnologia no acompanhamento médico.

Dessa forma, neste estudo foi concluído que o acompanhamento por telemedicina é uma opção segura de comunicação e que pode auxiliar no seguimento pós-operatório das pacientes operadas.

Se você estiver com algum desconforto na região pélvica e/ou do trato urinário, o Hospital Presidente conta com um Pronto Atendimento (PA), que funciona 24h por dia e 7 dias por semana.

Caso prefira agendar uma consulta, basta ligar para a Ariana, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br

 

Palavras-chave

Urologia

Uroginecologia

AUA Anual Meeting

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2022/01/07/saude-do-homem-doencas-urologicas-previna-se-sempre/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2019/11/01/urologia-essencial-para-a-saude-sexual-do-homem-e-do-trato-urinario-de-todos-os-sexos-e-idades/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2020/11/05/novembro-azul-mitos-e-verdades-para-acabar-de-vez-com-o-preconceito-contra-o-exame-de-prostata/

 

Referências

https://www.nfeiras.com/aua-annual-meeting-0/

https://link.springer.com/article/10.1007/s00192-021-04767-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *