fbpx

Maio Cinza: É tempo de falar sobre o câncer no sistema nervoso central

 

Os tumores no sistema nervoso central são provocados por alterações genéticas, hereditárias ou adquiridas pela exposição a fatores de risco. Saber mais sobre ele é o primeiro passo para a prevenção

 

O Maio Cinza é uma campanha de conscientização sobre o câncer no sistema nervoso central (SNC), tumor que acomete principalmente as crianças, sendo responsável por 20% de todas as neoplasias infantis. Em adultos, a doença representa 4% de todos os tipos de câncer e a estimativa é que ocorram 12.000 novos casos por ano.

Os sintomas se caracterizam por dor de cabeça intensa, crises convulsivas e alterações ou perda das funções neurológicas. O tratamento é realizado por meio de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, juntamente com sessões de fonoaudiologia e fisioterapia para restauração das funções neurológicas. Saiba mais aqui.

Conscientização é o primeiro passo

O Maio Cinza é uma campanha de conscientização sobre o câncer no sistema nervoso central (SNC), um conjunto que compreende cérebro, cerebelo, nervos cranianos, hipófise, hipotálamo, plexo coroide, barreira hematoencefálica, tronco cerebral, medula espinhal e nervos espinhais.

O objetivo da campanha é alertar a população sobre os sintomas da doença para estimular a procura por assistência médica especializada e estabelecer o diagnóstico e o tratamento precoce.

Os tumores no sistema nervoso central são provocados por alterações genéticas, hereditárias ou adquiridas pela exposição a fatores ambientais e/ou ocupacionais. Os tumores podem ser benignos, crescendo devagar e pouco invasivos, ou então malignos, aumentando de maneira rápida e invasivas.

Entre os fatores ambientais de risco, a exposição a radiação ionizante, presente na radioterapia e em exames de radiografia e tomografia, é a principal causa. Como fatores ocupacionais de risco, as atividades de trabalho nas áreas nuclear, química, petroquímica, têxtil, gráfica, eletricidade e telefonia se configuram como grandes causadoras do crescimento de tumores.

A neurofibromatose, doença genética que provoca a formação de tumores no sistema nervoso central, também é uma das causas. A deficiência do sistema imunológico, causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), ou pelo uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico, também é considerada como um fator de risco.

Além disso, existem diversos estudos sobre outros possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de tumores no sistema nervoso central. Entre eles estão o traumatismo craniano, consumo de aspartame, exposição à radiofrequência e excesso de gordura corporal.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, que se caracteriza pelo surgimento repentino, piora da intensidade, aumento da frequência e quando acomete sempre o mesmo local, e por crises convulsivas, que aparecem de forma repentina em pessoas sem histórico desta enfermidade.

Acontecem também alterações ou perda das funções neurológicas, como perda de força e tato nos membros, perda da audição, visão turva, problemas na fala, dificuldade de raciocínio e compreensão, mudanças comportamentais, dificuldade de equilíbrio e sonolência acentuada.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado por meio de exames clínicos, exames físicos e neurológicos realizados na consulta médica; exames laboratoriais, como audiometria, campimetria e biópsia; e exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

Até o momento, a detecção precoce de tumores no sistema nervoso central com exames de rotina não é recomendada, porque não há evidências científicas de que o rastreamento traga mais benefícios do que malefícios.

Tratamento

O tratamento é realizado por meio de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, juntamente com sessões de fonoaudiologia e fisioterapia para restauração das funções neurológicas.

Se você tiver com algum sintoma de doença no sistema nervoso central, o Hospital Presidente conta com um Pronto Atendimento (PA), que funciona 24h por dia e 7 dias por semana. É possível ainda fazer consulta em mais de 20 especialidades médicas e realizar exames em um moderno centro de diagnósticos, com todo conforto e segurança, sem sair do local.

Para agendar uma consulta, basta ligar para a Ariana, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br

Palavras-chave

Maio Cinza

Câncer do Sistema nervoso central

Tumores

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2020/03/23/neurocirurgia-uma-aliada-da-saude-geral/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2020/01/24/cirurgia-de-cabeca-e-pescoco-quando-esta-especialidade-e-fundamental-para-restabelecer-a-saude/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/08/24/doenca-de-alzheimer/

Referências

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-05/maio-cinza-chama-atencao-para-o-cancer-de-cerebro

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-sistema-nervoso-central

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-sistema-nervoso-central/881/176/

https://www.bp.org.br/centros-de-especialidades/oncologia/doencas/cancer-do-sistema-nervoso-central#:~:text=A%20doen%C3%A7a%20representa%20cerca%20de,da%20glia%2C%20micr%C3%B3glia%20e%20meninge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *