fbpx

31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco


Em 2022, a campanha visa alertar a população sobre os danos que o tabaco provoca ao homem e ao meio ambiente

 

O Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o órgão responsável pela divulgação da campanha, que é realizada nos níveis federal, estadual e municipal.

Em 2022, com o mote “Envenenando nosso planeta: tabaco exposto”, a campanha visa mostrar à população os danos que o plantio, o cultivo, a produção, a distribuição, o consumo e o descarte de tabaco provocam ao meio ambiente. Além disso, a campanha objetiva relembrar que o tabagismo provoca a morte de aproximadamente 8 milhões de pessoas anualmente.

O plantio do tabaco provoca a derrubada de 600 milhões de árvores, que correspondem a 200 mil hectares. Além disso, seu cultivo necessita da utilização de produtos químicos que envenenam a atmosfera, o solo e a água. Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a produção de tabaco libera 84 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera e o descarte de bitucas de cigarro polui consideravelmente o meio ambiente, como um todo.

Tabagismo: doença crônica

A Classificação Internacional de Doenças (CID), realizada pela OMS, classifica o tabagismo como doença crônica, no grupo dos transtornos mentais e comportamentais, devidos à dependência química à nicotina, uma substância psicoativa presente no tabaco. A doença é a maior causa isolada evitável de doenças e mortes precoces em todo o mundo.

No Brasil, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e 25% das mortes por derrame cerebral.

Devido à epidemia de tabagismo instaurada no mundo, foi criada em 1999 pela OMS, a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS), um tratado internacional de saúde pública que estabelece o compromisso internacional pela adoção de medidas para proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco.

A CQCT/OMS promove bianualmente a Conferência das Partes para discutir e aprovar novos procedimentos para implementar o tratado. As ações visam proibir a publicidade, inserir mensagens de advertências sanitárias apelativas nas embalagens dos cigarros e regular as informações que elas veiculam, entre outras iniciativas.

A Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONIQ) é responsável por articular a organização e implementação de uma agenda governamental intersetorial para o cumprimento das obrigações previstas no tratado.

Câncer de pulmão

O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, sendo esta uma doença rara em indivíduos não fumantes. Além disso, é preciso observar também a exposição a agentes químicos e metais pesados, histórico familiar, fatores genéticos, presença de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), enfisema pulmonar e/ou bronquite para constatar a doença.

Os sintomas do câncer de pulmão são tosse ou mudança no padrão da tosse do fumante, dispneia, dor torácica, perda de peso, cansaço e presença de sangue no escarro.

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como a radiografia do tórax, ressonância magnética e tomografia computadorizada, além de broncoscopia e biópsia.

O tratamento é realizado com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, também é utilizada a fototerapia dinâmica a laser, que consiste na injeção intravenosa de medicação, posteriormente ativada com laser.

Nas capitais e cidades mais desenvolvidas, o cigarro é a forma mais comum de consumo do tabaco. A nicotina presente neste produto é a principal responsável pelo vício de fumar, mas não é o ingrediente mais prejudicial presente num cigarro. Pesquisas indicam que o cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas, que desenvolvem tumores e aceleram o envelhecimento. Entre elas, estão:

  • Acetona: solvente inflamável utilizado para remover o esmalte das unhas
  • Arsênico: veneno
  • Benzeno: encontrado na cola vulcanizante
  • Formaldeído: base de fluidos de embalsamamento
  • Chumbo
  • Alcatrão: material para pavimentar estradas

Se você estiver com alguma doença respiratória, o Hospital Presidente possui um Pronto Atendimento (PA), que funciona 24h por dia e 7 dias por semana. Conta ainda com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem capazes de auxiliar em todos os procedimentos, além de um completo e moderno centro de diagnósticos, para proporcionar conforto e comodidade aos pacientes em seus exames.

O Hospital Presidente oferece ainda consultas com hora marcada em mais de 20 especialidades médica. Para agendar, basta ligar para Ariana, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br

 

Palavras-chave

Tabaco

Tabagismo

Câncer de pulmão

Dia Mundial sem Tabaco

Cigarro

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/08/09/dia-nacional-de-combate-ao-fumo/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2020/11/26/cigarro-eletronico-faz-mal-as-pesquisas-mostram-que-sim/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2017/11/29/cancer-como-voce-pode-se-prevenir/

 

Referências

https://www.paho.org/pt/node/4968

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_sem_Tabaco

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o-Quadro_para_o_Controle_do_Tabaco

https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco

https://www.youtube.com/watch?v=vKxTUkZdxVU&t=1s&ab_channel=ONUNews

https://www.issup.net/knowledge-share/news/2018-11/segundo-organizacao-mundial-saude-cigarros-prejudicam-seriamente-meio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *