fbpx

Rinoplastia: o que você precisa saber antes da cirurgia 

 

Médico do Hospital Presidente explica como planejar a rinoplastia, para que a cirurgia plástica do nariz alcance resultados estéticos e funcionais.

 

Atualmente, a cirurgia plástica é um procedimento muito procurado pelos brasileiros, para finalidades tanto estéticas, quanto reparadoras. A rinoplastia, cirurgia plástica realizada no nariz, quase sempre possui dupla finalidade: pretende corrigir alguma disfunção e, ao mesmo tempo, melhorar a aparência deste orgão.

O nariz da moda

Segundo o cirurgião plástico do Hospital Presidente, Dr. Andre Ventura, as mulheres buscam mais a rinoplastia, porém em termos práticos, é uma cirurgia mais realizada em homens. Esteticamente, os pacientes buscam um nariz mais delicado, com uma ponta mais fina e um dorso mais harmonioso.

“Antigamente, as mulheres desejavam um nariz como o da atriz norte-americana Julia Roberts e os homens buscavam um nariz como o do cantor norte-americano Elvis Presley. Atualmente, narizes delicados e harmoniosos de atores e atrizes globais são os que estão na moda”, explica.

No entanto, pessoas muito jovens, como adolescentes e pré-adolescentes, que costumam buscar a cirurgia devido ao bullying, ainda não estão aptas a realizar este procedimento. Por isso, a rinoplastia é indicada após o final da fase de crescimento, quando o corpo humano já se desenvolveu por completo.

Cirurgia reparadora

Mesmo quando a queixa inicial for estética, é fundamental, no planejamento cirúrgico, fazer uma avaliação funcional do nariz. Desta forma, eventuais desvios de septo, falhas nas válvulas nasais e aumento de cornetos (popularmente conhecido como “carne esponjosa”), podem ser tratados na cirurgia.

O especialista diz que a maioria dos pacientes busca, em primeiro lugar, realizar uma cirurgia no septo, para corrigir um desvio de septo nasal, e aproveita para também realizar algumas alterações estéticas no nariz. Sendo assim, sempre que a rinoplastia é realizada mais do que uma vez, ela é considerada uma cirurgia eminentemente reparadora.

Cuidados no pré e pós-operatório

Segundo o especialista, além dos exames pré-operatórios habituais, para a rinoplastia é fundamental realizar uma tomografia da face, com cortes específicos, para permitir o adequado planejamento cirúrgico.

Ao final da cirurgia, o paciente deve permanecer com um curativo, no formato de tampão nasal, por cerca de 3 dias, e uma placa rígida, que simula um gesso sobre o nariz, por 7 dias. Após esses períodos, as estruturas são retiradas e apenas o micropore no dorso do nariz são mantidos.

“Durante esse período, não é recomendável espirrar, introduzir elementos nas narinas, molhar ou permitir que algo esbarre no nariz. Com 14 dias de pós-operatório, todos os pontos e curativos são retirados e o paciente pode retornar às atividades habituais”, explica Ventura.

Esforços físicos são liberados depois de um mês e atividades físicas de impacto, depois de 3 meses, após a realização da cirurgia.

Riscos da cirurgia de rinoplastia

De acordo com o especialista, a rinoplastia oferece os riscos comuns a qualquer procedimento cirúrgico, como sangramentos, trombose, alergias e má cicatrização.

“Existem também os riscos específicos, como insatisfação estética, e também problemas funcionais. Nos casos funcionais, podem ocorrer desvios nos enxertos de cartilagens utilizados na cirurgia, causando desvios anatômicos e problemas na respiração”, finaliza.

O Hospital Presidente conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem capazes de auxiliar em todos os procedimentos, além de um completo e moderno centro de exames, para proporcionar conforto e comodidade aos pacientes.

Caso prefira agendar uma consulta, basta ligar no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br

 

Palavras-chave

Rinoplastia

Cirurgia plástica

Nariz

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2019/10/16/cirurgia-plastica-empurrando-os-limites-da-medicina-para-restaurar-vidas/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2019/12/17/7-de-dezembro-dia-do-cirurgiao-plastico/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2020/07/27/otorrinolaringologia-cuidando-das-doencas-dos-ouvidos-nariz-e-garganta/

 

Referências

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2014/01/24/rinoplastia/v

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *