fbpx

Osteopenia e osteoporose: você sabe qual é diferença?

 

Geralmente relacionadas ao envelhecimento, osteopenia e osteoporose podem ser causadas por doenças, uso de medicamentos e maus hábitos de vida  

 

Osteopenia e osteoporose são condições metabólicas, que se caracterizam pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.

Os ossos são compostos de uma matriz, na qual se depositam complexos minerais com cálcio, e estão em constante processo de renovação. Eles são formados pelos osteoclastos, células encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas, e pelos osteoblastos, cuja função é produzir novos ossos.

No entanto, com o processo de envelhecimento, a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. Dessa forma, perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia, e perdas maiores são próprias da osteoporose.

Na maioria dos casos, a osteopenia e a osteoporose são condições relacionadas com o envelhecimento, que podem manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa, decorrente da queda na produção de estrógeno, o hormônio feminino.

 

Causas

Entre os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da osteopenia e da osteoporose destacam-se história familiar da doença, pessoas de pele branca, baixas e magras, pessoas asiáticas e deficiência na produção de hormônios.

Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, baixa exposição à luz solar, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool são hábitos que podem contribuir para o aparecimento da doença.

Imobilização e repouso prolongados, uso excessivo de medicamentos à base de cortisona e heparina, algumas doenças oncológicas, reumatológicas, endócrinas e hepáticas também são causas para o aparecimento da osteopenia e da osteoporose.

 

Sintomas

Como a osteopenia e a osteoporose são doenças silenciosas, o primeiro sintoma costuma ser a fratura espontânea de um osso, o que já caracteriza a osteoporose. Geralmente, fraturas no quadril, colo do fêmur, costelas e punho são as mais comuns.

Outros sintomas são problemas de coluna, diminuição da estatura e dor, que está diretamente associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado com a densitometria óssea por raio X, que mede a densidade mineral do osso na coluna lombar e no fêmur, para comparar os dados com valores de referência pré-estabelecidos. Os resultados são classificados em três faixas de densidade decrescente: normal, osteopenia e osteoporose.

 

Tratamento

Para casos de osteopenia, o tratamento é realizado com dieta alimentar e uso de suplementos vitamínicos e minerais, que permita a ingestão adequada de cálcio e vitamina D diariamente.

Quando a osteoporose já está instalada o médico pode indicar medicamentos para aumentar a resistência óssea, das classes dos bifosfonatos, da calcitonina e modeladores de receptores de estrogênio.

A administração subcutânea diária do hormônio das paratireoides (glândulas que controlam o nível de cálcio no sangue) está reservada para os casos mais graves de osteoporose e para os indivíduos intolerantes aos bisfosfonatos.

Se você estiver com algum sintoma de osteopenia ou osteoporose, o Hospital Presidente conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem capazes de auxiliar em todos os procedimentos, além de um completo e moderno centro de exames, para proporcionar conforto e comodidade aos pacientes.

O Hospital Presidente oferece ainda consulta em mais de 20 especialidades médicas. Caso prefira agendar um horário, basta ligar para Ariana, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br

 

Palavras-chave

Osteoporose

Osteopenia

Ossos

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/08/27/geriatria-no-hospital-presidente/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2020/07/16/julho-amarelo-luta-e-conscientizacao-contra-o-cancer-osseo/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2021/12/23/vitamina-d-para-que-serve-e-como-consumir-naturalmente/

 

Referências

https://bvsms.saude.gov.br/osteoporose-7/

https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-osteoporose-e-quais-seus-sintomas-tratamentos-e-causas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *