fbpx

Julho Verde: conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço

 

As principais causas do câncer de cabeça e pescoço são má higiene bucal, alcoolismo, tabagismo e a infecção por papilomavírus humano (HPV). Para combater o avanço dessa doença, foi instituída a campanha Julho Verde. Saiba mais aqui.

 

O Julho Verde é uma campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, criado pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG-Brasil), que visa a alertar a população sobre os tipos de câncer que acometem a região.

Globalmente, o dia 27 de julho foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, para estimular a procura por assistência médica especializada e estabelecer o diagnóstico e iniciar o tratamento precoce para a doença.

A maioria dos subtipos de câncer de cabeça e pescoço se inicia nas células escamosas que revestem as superfícies úmidas da região, as mucosas. Dessa forma, são considerados câncer de cabeça e pescoço, os tumores que acometem a boca e orofaringe, a cavidade nasal e os seios paranasais, as glândulas salivares, a laringe, a hipofaringe e a nasofaringe.

Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço são dor, dormência, feridas, secreções, sangramentos, inchaços, caroços e manchas brancas ou vermelhas na região. Podem ocorrer diminuição ou perda dos sentidos, fraqueza em alguma parte do rosto, assimetria facial ou do pescoço e perda de peso.

Além disso, podem acontecer também dificuldade para abrir a boca amplamente, para falar, respirar ou engolir; rouquidão ou tosse persistente, abaulamento de um olho, congestão ou obstrução nasal duradoura, sensação constante de ouvido tampado ou zumbido no ouvido e amigdalites e otites corriqueiras.

 

Prevenção

As principais causas do câncer de cabeça e pescoço são má higiene bucal, alcoolismo, tabagismo e a infecção por papilomavírus humano (HPV). Porém, de um modo geral, não existem exames de rotina para o rastreamento em pessoas assintomáticas.

É recomendado a higiene bucal adequada, com a realização de consultas odontológicas regulares e do autoexame da boca e do pescoço diante de um espelho, mensalmente, para verificar a presença de anormalidades na região.

A vacina contra o HPV e a prática de relações sexuais protegidas, ou seja, com o uso de preservativos, também são importantes armas para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

 

Diagnóstico e tratamento

Para apurar o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço são realizados exame físico da região, exames de imagem, exames laboratoriais e biópsia para a definição certeira da patologia.

O tratamento segue um protocolo com quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e cirurgia, que são ajustados de acordo com o estágio da doença.

Se você estiver com algum sintoma de câncer de cabeça e pescoço, o Hospital Presidente conta com um Pronto Atendimento (PA), que funciona 24h por dia e 7 dias por semana.

O Hospital Presidente conta ainda com uma equipe de enfermeiros e especialistas capazes de auxiliar em todos os procedimentos, além de um completo e moderno centro de exames, proporcionando conforto e comodidade aos pacientes.

Caso prefira agendar uma consulta, basta ligar para a Ariana, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br

 

Palavras-chave

Câncer

Julho Verde

Vacina contra o HPV

Câncer de cabeça e pescoço

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2020/01/24/cirurgia-de-cabeca-e-pescoco-quando-esta-especialidade-e-fundamental-para-restabelecer-a-saude/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2018/02/02/combate-ao-cancer-informacao-e-fundamental/

 

Referências

https://portal.al.go.leg.br/noticias/118659/dia-mundial-de-combate-ao-cancer-de-cabeca-e-pescoco-data-alerta-sociedade-e-assembleia-discute-iniciativas#:~:text=O%20Dia%20Mundial%20da%20Conscientiza%C3%A7%C3%A3o,na%20regi%C3%A3o%20acima%20do%20pesco%C3%A7o.

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-cabeca-e-pescoco/3/122/

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-boca-e-orofaringe/53/175/

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-cavidade-nasal-e-seios-paranasais/66/501/

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-glandulas-salivares/67/509/

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-laringe-e-hipofaringe/16/134/

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-nasofaringe/68/518/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *