fbpx

25 de Julho: Dia do Médico Endoscopista

 

A endoscopia digestiva é muito utilizada na prevenção e diagnóstico precoce de cânceres de estômago e de colón, no intestino grosso

 

Em 25 de Julho é comemorado o Dia do Médico Endoscopista, data que foi criada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), para coincidir com o aniversário da instituição.

A endoscopia é um exame de imagem, realizado com um endoscópio, um tubo flexível com cerca de 1m de comprimento e 1 cm de diâmetro, dotado de uma microcâmera na ponta, para transmitir as imagens internas do orgão pesquisado para um monitor.

 

Para que serve a endoscopia?

A endoscopia digestiva é realizada para avaliação diagnóstica e tratamento de patologias no esôfago, estômago, duodeno, vias biliares, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso e reto.

Suspeita de neoplasias, como cânceres de estômago e de colón, região localizada no intestino grosso, também podem ser precocemente diagnosticadas por meio da endoscopia digestiva.

Acompanhamento de condições pré-malignas, realização de biopsias, esclarecimento de achado de outros exames e seguimentos após cirurgias também são feitos por meio da endoscopia digestiva.

Os tipos de endoscopia

Existem diversos tipos de procedimentos de endoscopia, que são utilizados para finalidades distintas, de acordo com a região do corpo e a patologia investigada.

  • Endoscopia digestiva alta: esôfago, estômago e porção inicial do duodeno.
  • Ecoendoscopia digestiva alta: para avaliação do esôfago, estômago, duodeno, vias biliares e pâncreas.
  • Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE): vias biliares intra e extra-hepáticos (o colédoco) e o canal pancreático principal (ducto de Wirsung).
  • Enteroscopia por Cápsula Endoscópica: intestino delgado.
  • Videoenteroscopia assistida por Balão: intestino delgado.
  • Colonoscopia: cólon (intestino grosso) e do íleo terminal (porção final do intestino delgado).
  • Ecoendoscopia digestiva baixa: para avaliação do cólon (intestino grosso) e reto.

 

Como é feita a endoscopia?

No dia do exame, o paciente deve comparecer ao hospital em jejum de no mínimo 8 horas, com a presença obrigatória de um acompanhante.

Geralmente, o exame é realizado com sedação, mas também pode ser feito sob anestesia geral, com acompanhamento de um médico anestesiologista. O procedimento dura entre cinco e dez minutos, conforme a necessidade de algum procedimento complementar.

Após ser colocado em posição confortável, de acordo com a região do corpo em que o procedimento será realizado, o paciente tem a veia puncionada para a administração do sedativo ou analgésico.

Após a realização do exame, o paciente permanece em uma sala de recuperação, em repouso, por cerca de 10 e 30 minutos.

Os riscos da endoscopia são raros, mas podem acontecer dor e inchaço no trajeto da veia puncionada, dificuldade para respirar, transpiração excessiva, pressão arterial baixa, batimento cardíaco lento, espasmos da laringe, perfuração e sangramento.

Importante ressaltar, porém, que o paciente é assistido todo o tempo por uma equipe de médicos e enfermeiros capacitados para agir em qualquer ocorrência.

 

Serviço de Endoscopia do Hospital Presidente

Desde 2014, o Hospital Presidente oferece aos seus pacientes o serviço de endoscopia, composto por uma equipe capacitada, liderada pelo médico endoscopista, Dr. Vitor André Silva Abrantes, titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia desde 2008.

Recentemente inaugurado, o novo setor da endoscopia do Hospital Presidente possui amplo espaço, seguro e confortável, com um arsenal de endoscópios mais modernos, e sedação por meio de anestesia.

Logo após a realização da endoscopia, o paciente recebe o laudo do exame, o que proporciona mais praticidade para a marcação das próximas consultas médicas, para avaliação do resultado do exame.

Se você estiver com sintoma de alguma doença no sistema digestivo, o Hospital Presidente conta com um Pronto Atendimento (PA), que funciona 24h por dia e 7 dias por semana.

O Hospital Presidente oferece ainda consultas ambulatoriais em mais de 20 especialidades médicas, além de uma equipe de enfermeiros e especialistas capazes de auxiliar em todos os procedimentos, além de um completo e moderno centro de exames, proporcionando conforto e comodidade aos pacientes.

Caso prefira agendar uma consulta, basta ligar para a Ariana, no telefone (11) 2261-6611, ramal 1085. Se preferir, envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br.

 

Palavras-chave

Câncer de estômago

Câncer de cólon

Câncer de intestino

Endoscopia

Endoscopia digestiva

Médico endoscopista

Dia do Médico Endoscopista

 

Leia também

https://www.hospitalpresidente.com.br/2019/12/02/endoscopia-digestiva-a-chave-para-descobrir-a-causa-da-queimacao-refluxo-e-outras-doencas/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2020/03/16/retossigmoidoscopia-o-que-e-e-quando-fazer/

https://www.hospitalpresidente.com.br/2014/08/14/endoscopia-e-colonoscopia-sao-fundamentais-para-descoberta-precoce-de-cancer/

 

Referências

https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-e-para-que-serve-a-endoscopia/

https://www.einstein.br/noticias/noticia/endoscopia

https://www.sobed.org.br/geral/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *