Pulmão, mediastino, traqueia, pleura e parede torácica estão dentro da caixa torácica e sob as cuidados deste especialista
O coração não é o único órgão que fica no peito. Entre as costelas, protegido pela caixa torácica está outro órgão vital: o pulmão.
O pulmão recebe sangue venoso do coração e envia sangue arterial, rico em oxigênio, para todo o organismo. Sua localização estratégica, próxima ao coração, favorece a oxigenação do organismo.
Na caixa torácica existem outros órgãos que também fazem parte do sistema respiratório. São eles a traqueia e os brônquios.
Mas a caixa torácica é composta ainda de:
- Parede torácica: formada pelas costelas e músculos;
- Mediastino: espaço localizado entre os pulmões, onde estão o timo, o esôfago e os gânglios linfáticos;
- Pleura: membrana que envolve os pulmões;
- Diafragma: músculo que separa o tórax do abdome.
Diferença entre o Cirurgião Torácico e o Pneumologista
É comum as pessoas perguntarem qual é a diferença entre o pneumologista e o cirurgião torácico, já que ambos atuam nos órgãos do tórax.
O pneumologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares, como a asma ou a pneumonia. Mas, quando surgem tumores, benignos ou malignos; traumas ou qualquer tipo de malformação dentro da caixa torácica é o cirurgião torácico quem entra em ação.
É o cirurgião torácico quem realiza procedimentos como:
- Broncoscopia (exame da traqueia e dos brônquios por endoscopia);
- Biópsia de pulmão;
- Cirurgia do câncer de pulmão;
- Drenagem da pleura;
- Cirurgia da hiperidrose (suor excessivo nas mãos e/ou pés);
- Videotoracoscopia (cirurgia minimamente invasiva realizada para a remoção de corpos estranhos na cavidade pleural, biópsia da pleura, pulmão e mediastino, bolhas de enfisema, nódulos e outros procedimentos torácicos)
Cigarro: o grande vilão
A região torácica é uma das mais atingidas pelo cigarro e pela poluição, acarretando em muitas doenças de pulmão.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica revela que são muitos os estudos que relacionam o tabagismo ao câncer de pulmão, doença que ocupa o segundo lugar entre todos os tipos de câncer que acometem homens e mulheres no Brasil. Já o Ministério da Saúde afirma que surgem anualmente 1,8 milhão de novos casos de câncer de pulmão no mundo e que 85% deles estão relacionados ao consumo de cigarro.
Se você ainda fuma, busque ajuda para parar, principalmente se receber um diagnóstico ou mesmo suspeita de doença respiratória. O sinal vermelho está na presença de sintomas como falta de ar, tosse constante e, principalmente, tosse com sangue.
O Hospital Presidente possui uma equipe médica altamente especializada para garantir toda atenção e cuidado ao paciente cirúrgico. Para agendar uma consulta, envie e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br ou telefone para 2261-6611 – Ramal 1085, com Camila.