Neurocirurgia da coluna vertebral: entenda quando deve ser realizada

Neurocirurgia da coluna vertebral: entenda quando deve ser realizada

Compartilhar:

A neurocirurgia da coluna vertebral trata as patologias do sistema nervoso e dos nervos, que passam por dentro dos discos que formam a espinha dorsal

coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, é uma região do corpo humano que mantém o equilíbrio, a postura, suporta o peso e proporciona a movimentação de maneira geral.

Possui um padrão linear e é dividida em três partes: coluna cervical, na região do pescoço; a coluna dorsal, na região superior das costas, e a coluna lombar, na região inferior das costas.

Doenças da coluna vertebral

coluna vertebral é comumente acometida por doenças que podem ser causadas por condições genéticas, hereditárias, presença de tumores, alterações anatômicas, má postura e traumas. As principais patologias da coluna vertebral são:

  • Escoliose: desvio lateral na coluna vertebral.
  • Cifose: popularmente conhecida como corcunda, aumento do ângulo na região da coluna dorsal.
  • Lordose: curvatura excessiva da coluna vertebral.
  • Cervicalgia: rigidez e falta de mobilidade na região da coluna cervical.
  • Ciatalgia: popularmente conhecida como dor ciática, se caracteriza pela compressão, irritação ou inflamação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e formam o nervo ciático.
  • Artrose: também chamada de osteoartrite, é a degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.
  • Hérnia de disco: deslocamento do disco intervertebral, estrutura cartilaginosa da coluna vertebral, fazendo com que parte de seu conteúdo central seja expelido.
  • Espondilolistese: desalinhamento da coluna vertebral, que acontece quando uma vértebra se acomoda sobre outra.

As enfermidades da coluna vertebral mais comuns no consultório médico são artrose, hérnia e ciatalgia.

Diagnóstico e tratamento

De modo geral, o diagnóstico das doenças da coluna vertebral é realizado pelo neurocirurgião, com exame físico e neurológico, durante a consulta médica. Exames de imagem como radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada também são utilizados para compor o diagnóstico.

O tratamento das doenças da coluna vertebral é realizado com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia e utilização de órteses, que são aparelhos de uso provisório para alinhar a postura.

A osteopatia, prática da medicina alternativa que utiliza técnicas de mobilização e manipulação das articulações e dos tecidos moles, também é utilizada como tratamento alternativo para doenças da coluna vertebral.

Em casos mais graves, ou quando o tratamento convencional não surte o efeito desejado, é recomendada a cirurgia da coluna vertebral, que pode ser realizada pelas especialidades médicas de cirurgia ortopédica ou neurocirurgia.

Neurocirurgia da coluna vertebral

Para além do viés ortopédico, a neurocirurgia da coluna vertebral é a especialidade médica que trata patologias do sistema nervoso e dos nervos, que passam por dentro dos discos que formam a coluna vertebral.

O preparo pré-cirúrgico da neurocirurgia da coluna vertebral é feito de forma ampla, com exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

neurocirurgia da coluna vertebral é realizada com o auxílio de instrumentos de ampliação, como microscópios, lupas e lentes especiais. Esses equipamentos permitem melhor visualização da estrutura operada, permitindo que o neurocirurgião faça movimentos mais precisos e delicados.

neurocirurgia da coluna vertebral também pode ser realizada com o auxílio da especialidade médica da microcirurgia reconstrutiva, indicada para tratar diversas condições, como cortes profundos que necessitam de suturas, em quase todas as partes do corpo humano.

Os cuidados do pós-operatório variam de acordo com a região operada: cervical, dorsal ou lombar. De modo geral, é recomendado que o paciente não faça movimentos bruscos, não levante ou carregue objetos pesados e evite ficar mais de 1 hora seguida na mesma posição, nos dois primeiros meses.

Prevenção das doenças da coluna vertebral

Para evitar ou minimizar as doenças da coluna vertebral, a adoção de um estilo de vida saudável é primordial, com a manutenção do peso corporal de acordo com o índice de massa corporal (IMC) e a prática regular de atividade física.

Evitar levantar e carregar objetos pesados frequentemente, não permanecer sentado por muitas horas seguidas e evitar a má postura também são hábitos essenciais para manter saudável a coluna vertebral.

Neurocirurgia no Hospital Presidente

O médico neurocirurgião especializado em coluna vertebral é o profissional apto para diagnosticar e tratar as doenças da coluna vertebral, assim como realizar a neurocirurgia da coluna vertebral.

Se você precisar de atendimento de neurocirurgia, agende uma consulta no Hospital Presidente. Ligue para Ariana, no número de telefone (11) 2261-6611, ramal 1085, ou envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br.

O Hospital Presidente possui Pronto Atendimento (PA), 24h por dia e 7 dias por semana, equipe médica e de enfermaria capacitada, e um completo e moderno centro de exames, para proporcionar conforto e praticidade aos pacientes.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Osteopatia

https://iocb.com.br/artigos/patologias-da-coluna-vertebral-como-identificar-e-tratar

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/12/essa-dor-que-nao-passa-drauzio-varella-fala-da-dor-na-coluna-vertebral.html

https://www.rededorsaoluiz.com.br/especialidades/cirurgia/neurocirurgia-coluna

https://www.rededorsaoluiz.com.br/especialidades/cirurgia/microcirurgia-reconstrutiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

13 + cinco =