16 de Setembro: Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose

Compartilhar:

A trombose é uma patologia grave, que pode afetar os membros inferiores, cérebro, fígado, artérias coronárias e pulmões, e pode levar a óbito

No dia 16 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, data criada pelo Ministério da Saúde por meio da  Lei nº 12.629/2012, de 11 de maio de 2012.

A ação objetiva aumentar a conscientização sobre a doença, reduzir o número de casos não diagnosticados e incrementar medidas para prevenção baseada em evidências.

Incentivar sistemas de cuidados de saúde de forma a criar estratégias que garantam a prevenção, diagnóstico e tratamento do problema, bem como viabilizar os recursos adequados para estas ações, também são objetivos.

A trombose

trombose é uma doença que se caracteriza pela formação de trombos, também conhecidos como coágulos, em locais em que não houve um sangramento para desencadear tal acontecimento.

Os coágulos podem se formar por predisposição genética, imobilidade decorrente de cirurgias ou hospitalizações prolongadas, uso de anticoncepcionais, colesterol elevado, obesidade, tabagismo, alcoolismo, presença de varizes e flebite.

Geralmente, a trombose se manifesta nos membros inferiores, porém a patologia também pode aparecer no cérebro, no fígado, nas artérias coronárias e nos pulmões.

Em um primeiro momento, o diagnóstico da trombose é clínico, ou seja, é realizado no consultório médico, com a verificação dos sintomas típicos da doença.

Exame laboratorial, como Dímero-D, e exame de imagem, como a ultrassonografia dos membros inferiores, também auxiliam no diagnóstico, para detectar a evolução da doença e verificar se atingiu veias mais profundas.

O tratamento é realizado com o uso de medicamentos anticoagulantes, que visam a reduzir a viscosidade do sangue, dissolver o coágulo, diminuir o risco de reincidências e o aparecimento de sequelas.

Tipos de trombose

trombose nos membros inferiores pode ser assintomática, ou então, apresentar inchaço, dor, aumento da temperatura, rigidez da pele e coloração vermelho-escura ou arroxeada no local afetado.

Na trombose cerebral, os sintomas são parecidos com os de um acidente vascular cerebral (AVC), ocasionando dificuldade de fala e de compreensão, alterações na visão, tontura, perda de equilíbrio e dor de cabeça intensa.

Na trombose do fígado ocorre desconforto abdominal, juntamente com ascite leve a moderada, que é o inchaço abdominal causado pelo acúmulo de líquidos na região.

Na trombose coronariana (que atinge as artérias coronárias) existe dor intensa no peito ou atrás do esterno (o osso na região do peito), que pode irradiar para o braço esquerdo, mão esquerda e boca do estômago, sensação de aperto na garganta, tontura e desmaio.

Nos pulmões a trombose pode causar tromboembolismo pulmonar, quando um coágulo se desprende do vaso sanguíneo original, segue pelo caminho da veia e se instala nos pulmões, bloqueando a circulação da região, o que pode levar a óbito.

Prevenção da trombose

Pessoas que possuem histórico familiar de trombose devem ficar atentas ao aparecimento dos sintomas desta doença, para acelerar o diagnóstico, o tratamento e evitar complicações.

Além disso, indivíduos com câncer e doenças reumatológicas devem fazer o tratamento correto para que não estejam predispostos a desenvolver varizesflebite ou trombose.

Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, juntamente com a prática de atividade física regular, também auxiliam na prevenção de tais patologias.

Angiologia no Hospital Presidente

O médico angiologista, é o especialista apto para diagnosticar e tratar a trombose, que necessita de diagnóstico e tratamento rápido, devido ao risco de complicações.

Se você precisar de atendimento de angiologia, agende uma consulta no Hospital Presidente. Ligue para Ariana, no número de telefone (11) 2261-6611, ramal 1085, ou envie um e-mail para agendamento@hospitalpresidente.com.br.

O Hospital Presidente possui Pronto Atendimento (PA), 24h por dia e 7 dias por semana, equipe médica e de enfermaria capacitada, e um completo e moderno centro de exames, para proporcionar conforto e praticidade aos pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezenove − 4 =